Até aqui, Luís Castro teve raríssimas semanas com jogos nos meios de semana – apenas os compromissos contra o Ceilândia, pela Copa do Brasil-2022. Mas, com o mês de junho que se inicia, o Botafogo vai viver uma grande maratona, com sete jogos num intervalo de apenas 21 dias.
Esta semana será a última – e praticamente a única do mês – com tempo livre para treinar. A partir da próxima segunda-feira, diante do Goiás, no Estádio Nilton Santos, haverá pouquíssimo tempo para trabalhar.
Além dos compromissos pelo Brasileirão, contra Goiás, Palmeiras, Avaí, São Paulo, Internacional e Fluminense, o calendário ainda reserva o jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil (veja abaixo). O sorteio está marcado para a próxima terça-feira.
Mas, quem pensa que Luís Castro ficará incomodado está enganado. Após a derrota para o Coritiba no último domingo, em Curitiba, o treinador botafoguense foi questionado sobre a maratona de jogos que está por vir e disse considerar ser algo benéfico na construção da equipe.
– O que eu vejo no final de cada temporada são as equipes que jogam Champions, Libertadores, Sul-Americana até o fim, que normalmente ganham. São as equipes que jogam muito. Então é benéfico ou maléfico as equipes jogarem no meio da semana? Aumenta ou diminui a competitividade? Para mim, que joguei nos últimos anos Champions e Liga Europa tendo jogos seguidos, digo que as equipes rendem mais quando jogam no meio da semana. E rendem mais porque a competitividade aumenta – disse Luís Castro, que continua:
– Muitas vezes, aquilo que queremos ver implementado nas equipes acontece nos jogos. Quanto mais jogos tivermos, conseguimos isso mais rapidamente. O treino é bom para passarmos nossas ideias, mas os jogos são bons para aumentar nossa competitividade.
Depois da maratona, o Botafogo terá duas semanas cheias até a abertura da segunda janela de transferências, dia 18 de julho, quando novas contratações irão chegar. Duas delas já são conhecidas pela torcida: Marçal, que tem negociação já sacramentada, e Zahavi, que tem conversas bastante avançadas.
Calendário do Botafogo em junho:
6/6 – Botafogo x Goiás – Nilton Santos
9/6 – Palmeiras x Botafogo – Allianz Parque
13/6 – Botafogo x Avaí – Nilton Santos
16/6 – Botafogo x São Paulo – Nilton Santos
19/6 – Internacional x Botafogo – Beira-Rio
22 ou 23/6 – Jogo 1 das oitavas da Copa do Brasil
26/6 – Botafogo x Fluminense – Nilton Santos