O Botafogo não consegue mais vencer no Campeonato Brasileiro-2023. O time derrotava o Santos neste domingo (26/11), no Estádio Nilton Santos, até levar o gol de empate aos 44 minutos do segundo tempo. Para o comentarista Lédio Carmona, no programa “Troca de Passes“, do SporTV, o Glorioso foi superior ao adversário.
– É um roteiro de castigos. Não vou dizer que fez partida exuberante, mas o sistema funcionou, três zagueiros, Tchê Tchê e Victor Sá dando conta dos lados, Eduardo um pouco mais vivo e participativo, Tiquinho ficou devendo. Mas o Botafogo fez 1 a 0 cedo, poderia ter feito dois, até o momento-chave para a queda, as alterações. Não funcionaram, tiraram poder de fogo do time, Janderson, Luis Henrique, Segovinha e Bastos não entraram bem. Tiago Nunes era obrigado a mexer, time desgastado, não funcionou. Ainda manteve o Botafogo no jogo, Messias salvou um gol em cima da linha, o Santos não teve uma chance clara. Em um lance, com o Botafogo mal posicionado, veio o cruzamento do Soteldo e a cabeçada do Messias. Um castigo para um time que de fato foi melhor que o Santos, evoluiu muito. O banco hoje do Botafogo não respondeu à altura – afirmou.
– Esse resultado em termos psicológicos vai alterar muita coisa de novo, na cabeça do jogador e do time. É um castigo inenarrável. Estava na cabeça que time melhorou, ia ganhar de 1 a 0 magro e ficar na luta pelo título, talvez até assumir a liderança. Um time que está com a mão na taça fica oito jogos sem vencer, haja trauma – acrescentou Lédio Carmona.
Grafite também viu evolução no Botafogo, mas citou as falhas na defesa.
– Houve uma melhora no Botafogo, bastante tendo em vista os últimos jogos, em relação à atitude. Foi muito além de ordem tática, foi a atitude que teve. Fez jogo melhor, foi superior, o Santos não conseguiu levar perigo, a não ser no gol de empate. O Segovinha estava marcando ali, mas não era ele que deveria estar, houve um desacerto. Tiago faz as trocas, tira um volante e põe um zagueiro, que estava frio e não subiu de cabeça, o que é normal. Esses erros defensivos custaram o título ao Botafogo, tem que se concentrar os 90, cem minutos de jogo. Foi castigado em um jogo em que foi imensamente melhor que o Santos, que não conseguiu poderio ofensivo. Quando você não tem atenção 100% até último minuto, acaba sendo castigado – apontou Grafite.