O Botafogo demitiu Renato Paiva na madrugada desta segunda-feira (30/6), e agora John Textor busca um novo treinador para o restante da temporada 2025. A torcida espera que não haja demora, como foi no começo do ano. E o portal “Footure” soltou uma lista com nomes livres no mercado – muitos deles já especulados anteriormente.
Entre os nomes cogitados por Textor ainda no começo do ano, após a saída de Artur Jorge, que estão desempregados estão o italiano Roberto Mancini, o espanhol Rafa Benítez, os portugueses Sérgio Conceição (demitido do Milan há um mês) e Pedro Caixinha e o argentino Tata Martino, além do brasileiro Tite.
Outros treinadores que já foram especulados em épocas passadas e também estão livres são Carlos Carvalhal, Vítor Bruno, Jorge Sampaoli e Martín Anselmi, demitido nas últimas horas pelo Porto após a campanha pífia do clube português na Copa do Mundo de Clubes.
E os empregados?
John Textor também pode contratar um técnico que esteja empregado, como fez com Artur Jorge, por exemplo, e tentou fazer com André Jardine (que segue no América-MEX) e Vasco Matos (Santa Clara).
Ex-técnico do Botafogo, Luís Castro assumiu recentemente o Al Wasl, dos Emirados Árabes. Seu homônimo, Luís Castro, de 45 anos, que também teve seu nome ligado ao Glorioso pelo trabalho no Dunkerque, na segunda divisão da França, foi contratado há duas semanas pelo Nantes. Pedro Martins continua no Al-Gharafa, do Catar.
🆓 Técnicos livres no mercado:
— Footure (@FootureFC) June 30, 2025
🇪🇸 Xavi
🇪🇸 Rafa Benítez
🇮🇹 Luciano Spalletti
🇮🇹 Thiago Motta
🇮🇹 Stefano Pioli
🇵🇹 Sérgio Conceição
🇵🇹 Carlos Carvalhal
🇵🇹 Jorge Jesus
🇵🇹 Pedro Caixinha
🇵🇹 Vitor Bruno
🇦🇷 Jorge Sampaoli
🇦🇷 Ramón Díaz
🇦🇷 Martín Demichelis
🇦🇷 Tata Martino
🇧🇷 Fábio… pic.twitter.com/NgD2ZRBpYn