O discurso de Davide Ancelotti de que o Botafogo está na briga pelos três títulos (Campeonato Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil) foi criticado pelo comentarista André Loffredo, no “Redação SporTV”, por um motivo. Ele apontou contradição na escalação de um time misto na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, no Estádio Nilton Santos.
– O time que abre mão de enfrentar os principais adversários diretos para ser candidato ao título do Campeonato Brasileiro, abre mão de enfrentar com sua força máxima, jogando em casa, pode dizer que está em busca do Campeonato Brasileiro? – indagou Loffredo.
– Você precisa se recuperar. Se você estivesse na frente do campeonato, fazendo uma administração de pontos, tudo bem. “Eu precisei administrar, perdi três pontos de diferença em relação a um adversário direto. Eu tinha a vantagem de sete, aí fiz essa administração. Agora eu já estou atrás de um adversário direto, eu não coloco força máxima para jogar”. Eu posso dizer depois da entrevista coletiva que eu ainda estou pleiteando o título brasileiro? Pode. Você pode dizer o que você quiser. Mais ou menos o que os técnicos falam. Eles falam um monte de coisa que eles não acreditam na entrevista coletiva. Porque tem que jogar para a torcida, tem que contar umas mentiras para enganar a imprensa, tem que fazer algumas jogadinhas. Mas não é verdade. Está priorizando a Libertadores. E o Brasileiro, se der deu – frisou,
O comentarista entende a estratégia de poupar, mas acredita que o Botafogo passou um recado de que não pensa em ser campeão brasileiro.
– Não tem nenhum problema(poupar). Você só não pode chegar depois e dizer “Não, não, não. Queremos ser campeões brasileiros”. Não quer. Se você for poupar contra o Sport, olhando a classificação do campeonato, você fala assim “se eu não colocar força máxima, talvez dê para ganhar do Sport. Se eu não colocar força máxima, talvez dê para ganhar do Juventude. Se eu não colocar força máxima, talvez dê para ganhar do Vitória”. Não foi mal ontem não. Mas assim, quando você não coloca força máxima você já está abrindo mão daquele resultado. “Olha, se acontecer de nosso time misto conseguir jogar, conseguir se equiparar ao adversário, ótimo. Agora, se não acontecer, isso aqui já está na conta”. E se já está na conta, aí você não está disputando mais o título brasileiro. Porque se você quisesse disputar o título brasileiro, mesmo, quando o Botafogo pegar o Palmeiras, principalmente em casam tem que fazer o máximo esforço – completou.