O Botafogo esperava fazer uma pré-temporada nos Estados Unidos, mas as punições impostas pela Ferj e a mudança nos critérios de classificação para a Copa do Brasil ocasionaram uma mudança de rota. Depois de estrear com o time B, o Glorioso vem utilizando o elenco principal, mesclando titulares e reservas, e deve ter força máxima no clássico de domingo contra o Fluminense.
Para o comentarista André Loffredo, a mudança no planejamento foi acertada. Segundo ele, o torcedor não pode ser prejudicado por conta de desavenças políticas com a Ferj.
– O Botafogo mudou bem seu planejamento. O planejamento inicial iria criar uma dificuldade para o time no Carioca, iria jogar fora o Campeonato Carioca sem necessidade. Essa desavença com a Federação não pode impactar no torcedor, que quer ver o Botafogo ganhando, vendo o melhor time que puder e disputando o título – afirmou Loffredo, no “SporTV News”.
Na vitória sobre o Madureira nesta quinta, Luís Castro escalou um time reserva e apenas Marlon Freitas foi titular pelo segundo jogo seguido. Com poucos dias de pré-temporada, a ideia é dar oportunidade a todos, como ressaltou o jornalista.
– Ele deu desenvolvimento a alguns jogadores que fazem parte não do 11 especificamente, mas que entram o tempo inteiro. Gustavo Sauer e Gabriel Pires são jogadores que estão dentro do desenvolvimento do time titular. No começo da temporada, até por desenvolvimento da parte física e observação do técnico, você precisa fazer algumas modificações, também para dar ritmo. O reserva não pode sair do zero. O objetivo foi conseguido, a vitória foi até tranquila – pontuou.