Ao empatar em 2 a 2 com o Fortaleza, o Botafogo desperdiçou a oportunidade de voltar à liderança do Campeonato Brasileiro. Para o comentarista André Loffredo, o time alvinegro deixou de ser o principal concorrente do Palmeiras, pela atual fase e por o Flamengo ter entrado na briga.
– As coisas não acontecem porque houve uma queda muito grande individual. É muito difícil ter uma explicação só. Passa muito pelo psicológico. No primeiro momento da saída do Luís Castro, Caçapa conseguiu dar impacto. Depois teve queda, dentro do aceitável. Vêm decisões equivocadas de um técnico equivocado (Bruno Lage). Era difícil saber também. Aí psicologicamente é um abalo que resulta em duas derrotas contra adversários diretos, uma fundamental que foi a do Palmeiras, se tivesse empatado era líder ainda. Não dá para colocar conta na expulsão, porque teve o 4 a 1 para fazer. E essa queda psicológica matou o Botafogo. A ponto de o Palmeiras ser líder e Botafogo não ser o principal adversário na luta pelo título – opinou Loffredo, no programa “SporTV News”.
– Eu acho difícil que o Botafogo seja campeão nesse momento. O objetivo ainda é palpável pela tabela, os quatro jogos são acessíveis, contra times lutando contra o rebaixamento. Se falassem para um torcedor antes “olha, o Botafogo faltando quatro rodadas vai estar brigando pelo título, um ponto atrás”, sem contar a história… Isso que tem que ser falado para o grupo, fazer um trabalho psicológico muito forte, “esqueçam o que aconteceu e vamos olhar para esses quatro jogos”. Eu acho que a chance é pequena porque o Palmeiras tem um gigantismo em que é difícil pensar em entregar o título faltando quatro rodadas. O histórico recente é de um Palmeiras que não entrega, que sabe o caminho para ser campeão, faltando quatro rodadas para o campeonato acabar – acrescentou Loffredo.
No fim de semana, o Botafogo enfrenta o Santos às 16h no Estádio Nilton Santos, enquanto o Palmeiras visita o Fortaleza e o Flamengo o América-MG às 18h30.