Uma das maiores goleadas da história da semifinal da Libertadores. No entendimento do comentarista André Loffredo, do “Bom Dia Rio”, da TV Globo, ainda era para ser maior. Ele analisou a vitória do Botafogo por 5 a 0 sobre o Peñarol, nesta quarta-feira, no jogo de ida, no Estádio Nilton Santos.
– Cabia mais. Poderia ter sido a maior goleada de uma semifinal da Libertadores, em 1989 o Atlético Nacional venceu o Danubio por 6 a 0. A última vez que teve 5 a 0 foi o Flamengo contra o Grêmio em 2019. O Botafogo poderia ter feito até mais. Fez 5 a 0, encaminhou sua classificação, faz sua maior campanha, histórica. Com bola rolando, tudo maravilhoso. O Peñarol passou vergonha em campo e passou vergonha com seu torcedores. Os uruguaios de bem devem estar com vergonha – afirmou Loffredo, que elogiou a estratégia alvinegra.
– Todo mundo que quer fazer bom trabalho se prepara antes e prevê os acontecimentos. O Botafogo se preparou, assistiu ao Peñarol contra o Flamengo, sabia que podia fazer, botou o time para obrigar o Peñarol a marcar muito forte no primeiro tempo e soltou seu futebol na segunda parte. Teve dificuldade, porque o Peñarol é time que bate, que catimba, é uma estratégia histórica dos uruguaios. Vem para tentar minimizar a diferença técnica. Contra o Flamengo conseguiram, contra o Botafogo prenderam nos primeiros 45 minutos. Depois, abriu. Essa movimentação com Luiz Henrique e Savarino fez o Peñarol sentir. O gol do Barboza de raça também fez o adversário sentir, é uma demonstração de que o Botafogo não ia parar. Foram 25 minutos de Botafogo em cima, dentro do Peñarol, teve mais gol, golaço do Luiz Henrique de cavadinha, podia ter sido mais. Teve volume para buscar sexto gol. A classificação está encaminhada – avaliou Loffredo.
Para o comentarista, o Botafogo pode começar a pensar na final.
– O Peñarol mal vai fazer um, não tem futebol, só arruma confusão, como sua torcida. E o Botafogo vai fazer a festa no Uruguai, mas tem que ter cuidado. O Peñarol foi humilhado aqui no Brasil e gosta de passar vergonha. Antes fez post colocando cinco títulos de Libertadores e aí, no final, 5 a 0, um gol para cada título. É um campeão do mundo, uma grande equipe, mas nesse momento não tem menor a condição de enfrentar o Botafogo, que tem que ser cuidadoso para não perder jogadores para a final – alertou.