O Botafogo poupou seus titulares, com muitos deles nem sequer tendo viajado, e confirmou a classificação na Copa do Brasil com derrota para o Capital-DF em Brasília. O comentarista André Loffredo questionou o descanso dado aos jogadores, ressaltando que o Glorioso só vai jogar na terça-feira, contra a Universidad de Chile, já que a partida do fim de semana pelo Campeonato Brasileiro, contra o Ceará, foi adiada para 4 de junho.
– O Botafogo aproveitou uma brecha gigante que foi dada ao Botafogo no calendário do futebol brasileiro. O Botafogo não joga esse final de semana, e ontem não jogou pela Copa do Brasil. Se era para poupar os jogadores ontem, então não faz muito sentido você não jogar no domingo. Na verdade, se é para não jogar no domingo, não faz muito sentido você poupar todos os jogadores ontem, já que você não vai jogar no final de semana – pontuou Lofredo no “SporTV News”.
– Foi um descanso meio amplo, que pode trazer dois resultados: ou um Botafogo muito forte no meio da semana, na Libertadores, descansado, ou um Botafogo sem o ritmo que o futebol brasileiro tem. Ele fica dez dias sem jogar. Isso no futebol brasileiro é fora do padrão. E como os jogadores, às vezes, não estão acostumados, esse tipo de situação pode criar algo diferente. Algo diferente na preparação física vai ser feito. A gente não sabe exatamente no que pode resultar – completou.
Loffredo também comentou a entrevista coletiva do técnico Renato Paiva após o jogo em Brasília, em que ele ressaltou que os reservas estão claramente sem ritmo de jogo por não estarem tendo sequência. O comentarista lembrou o planejamento do clube de não dar muito peso aos primeiros meses da temporada.
– É uma incógnita como o Botafogo não está preparado fisicamente a essa altura da temporada. Na verdade, tem um motivo. Se você larga os dois primeiros meses do ano, a chance de você estar pronto em maio é menor. Se você larga no dia 1 da sua temporada e faz um planejamento, você chega em maio numa situação. Se você larga 30 dias depois do dia 1, você não tem nem técnico no dia 1, não tem técnico no dia 30 de preparação, sua dificuldade em maio vai ser maior. Você vai ter mais problemas de lesão, você vai ter dificuldade de entrosamento, você vai ter muita coisa. E o técnico tem que resolver isso – disse Loffredo.