O meia Lucas Fernandes se tornou, ao entrar em campo contra a LDU em Quito, o quarto jogador do Botafogo contratado na Era SAF a atingir a marca de 50 jogos pelo clube. O Alvinegro tem homenageado os atletas com um patch no uniforme, o que deve acontecer com o camisa 18 no sábado, contra o Fortaleza.
Antes de Lucas Fernandes, já haviam atingido a marca o volante Tchê Tchê (que agora tem 62 jogos), o zagueiro Victor Cuesta (que hoje tem 59) e o atacante Victor Sá (57). Os próximos devem ser Adryelson (46), Tiquinho Soares (42), Marçal (41, mas que está lesionado) e o goleiro Lucas Perri (37).
Lucas Fernandes vem sendo questionado pelos torcedores e, de fato, não tem tido o mesmo espaço em 2023 em relação a 2022. No ano passado, o meia fez 26 jogos, sendo 21 como titular, marcou dois gols e deu três assistências. Neste ano, das 23 vezes que entrou em campo, só foi em 10 foi titular e anotou dois gols e uma assistência.
Reconhecido pelos próprios jogadores como um dos mais técnicos e habilidosos do elenco, Lucas Fernandes está no Botafogo por empréstimo até o fim do ano, cedido pelo Portimonense. Por contrato, o Glorioso tem opção de adquirir os direitos econômicos por € 4 milhões (R$ 21,2 milhões na cotação atual).