Acionista da SAF do Botafogo, John Textor não tem vínculo com os esportes olímpicos do clube, mas segue ajudando sempre que necessário. O empresário americano foi quem comprou o barco de US$ 20 mil (R$ 112 mil) utilizado pelo remador Lucas Verthein na Olimpíada de Paris-2024.
– É um barco de fibra de carbono, com toda uma tecnologia por trás, hidrodinâmica… são tantos detalhes que costumo dizer que o remo é a Fórmula 1 dos esportes náuticos. Todo ano eles buscam novos aprimoramentos para deixar a navegação mais veloz. Tem coisas que só dependem do atleta, mas você ter um barco ideal para treinar e competir faz toda a diferença – afirmou Lucas Verthein, ao “Globo”.
– É como se você estivesse dirigindo um carro popular e do nada pegasse um importado. Você vai estranhar no início, precisa se adaptar. Comecei a remar com o barco novo logo antes dos Jogos Pan-americanos e pude não só quebrar o jejum em Santiago-2023 (medalha de ouro) como treinar com ele para competir aqui em Paris – acrescentou.
O barco ganhou o nome de “Estrela Textor”. Lucas Verthein está classificado para as quartas de final do remo em Paris, no skiff simples masculino.