Lugano analisa situação do Botafogo: ‘Pior medo do ser humano é o do êxito. Maior pressão é estar perto do objetivo e ver que está escapando’

Lugano, na ESPN
Reprodução/ESPN

Ex-jogador de futebol, Lugano analisou a situação atual do Botafogo, líder do Campeonato Brasileiro-2023, mas pressionado por ter perdido a gordura em relação aos concorrentes. Para o uruguaio, o momento gera uma pressão maior do que a de clubes que lutam contra o rebaixamento.

Futebol é inexplicável, não é matemática, é coletivo, tem muita coisa que interfere, a energia do elenco e da torcida é fundamental. Não tem maior e pior pressão que estar perto de um grande objetivo e ver que está escapando, dá pressão. É pior que estar lá embaixo, você já convive com aquilo, são pressões diferentes. A pior pressão é sentir que se está escapando oportunidade única, que estava quase garantida. O jogador começa a pensar nisso. Contra o Palmeiras, o trabalho foi muito bem mentalmente, começou com tudo, atropelou, mas a primeira interferência negativa, quando o jogador tem que reagir, é o seu ânimo real, caiu. Contra o Vasco foi igual. Atropelou o Vasco nos primeiros 20 minutos, jogou bem, mas na primeira dificuldade, o gol, o Botafogo não conseguiu reagir. O problema do Botafogo hoje é emocional, mental, é o que tem que trabalhar nessas últimas rodadas. Mas também tem lado bom, já ninguém espera tanto de você, agora são só eles. Hoje talvez seja um ponto positivo para encontrar nas derrotas que está tendo – explicou Lugano, no programa “Resenha da Rodada”, da ESPN.

O pior medo do ser humano, inclusive dos jogadores de futebol, é o medo de êxito. Quando você está muito perto, tem todo o fator psicológico. É difícil ver escapar. Talvez agora tirem esse medo, o elenco, o torcedor, e façam os jogos finais mais leves. É o ponto positivo da derrota, que ninguém esperava – acrescentou.

O comentarista Fábio Luciano também vê interferência da parte psicológica e acredita que Lucio Flavio vai ter que encontrar um caminho rapidamente.

– Agora é um ambiente triste, apesar de ter competição pela frente, jogos, o Botafogo ainda é líder. Temos um campeonato. Para nós que gostamos de futebol é bacana ver. Em algum momento da competição dissemos que o Botafogo poderia ser campeão, pela campanha, os outros times já assumindo o título do Botafogo, agora temos outro cenário. O vestiário é bem negativo nesse momento, tem reflexos no jogo. Não fez partida ruim, mas você não vê vibração, cobrança, incentivo, por causa do psicológico. Lucio Flavio vai ter que trabalhar bastante com Joel Carli. O Botafogo ainda é líder, mas o momento é complicado para o clube e de ansiedade para os outros – disse Fábio Luciano.

– Vou falar da relação do Lucio Flavio com o grupo. Se em algum momento apoiamos, era uma continuação de trabalho, acostumado ao dia a dia, mas agora vai ter que repensar algumas coisas, principalmente em relação ao emocional. Tem essa experiência, foi um craque, conquistou títulos, mas vai ter que amadurecer mais rápido para resgatar esses jogadores. Acho que tem capacidade, não experiência, mas tem o vestiário nas mãos, para fazer retomarem a confiança – aposta.

Fonte: Redação FogãoNET e ESPN

Comentários