A LDU ficou no empate em 1 a 1 com o Magallanes nesta terça-feira (23/5), no Estádio El Teniente, em Rancagua (CHI). O resultado é bom para o Botafogo, que pode assumir a liderança do Grupo A da Copa Sul-Americana-2023 com uma vitória diante do Universidad César Vallejo, quinta, no Peru (veja a classificação no fim do texto).
A LDU lidera a chave com 8 pontos, enquanto o Botafogo tem 5. Se o Glorioso vencer na quinta-feira por 1 a 0, as duas equipes ficam empatadas em pontos, saldo de gols, gols pró e gols como visitante, mas o time equatoriano permaneceria na liderança por ter melhor posição no ranking da Conmebol – último critério de desempate.
Qualquer vitória do Botafogo por um gol de diferença a partir de 2 a 1 vai levar o Fogão à ponta, superando a LDU no número de gols marcados. Obviamente, um triunfo no Peru por dois ou mais gols de vantagem também faria o Glorioso ultrapassar a LDU, no saldo.
Vale lembrar que a primeira posição vale a vaga direta às oitavas de final, enquanto o segundo colocado vai à repescagem disputar um lugar nas oitavas contra um dos terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores.
O Botafogo visita o Universidad César Vallejo nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), no Estádio Mansiche, em Trujillo (PER). A rodada seguinte reserva o confronto entre o Fogão e a LDU, em Quito, no dia 6 de junho, às 23h.
O jogo
O Magallanes teve duas oportunidades de abrir o placar. Aos nove minutos, Felipe Flores marcou, mas o gol foi invalidado após revisão no VAR, por impedimento, num lance bastante discutível. Depois, o próprio Flores desperdiçou um pênalti, parando no goleiro Alejandro Domínguez.
Como castigo, a LDU conseguiu sair na frente já nos acréscimos do primeiro tempo, aos 46 minutos, com Facundo Rodríguez. Porém, no último lance da etapa inicial, aos 52, Felipe Flores se redimiu e empatou em 1 a 1. No segundo tempo, o jogo caiu bastante de ritmo, e a LDU reclamou de um possível pênalti, no toque no braço de Berardo dentro da área – o VAR mandou seguir.
Desfalque na LDU
A LDU perdeu um jogador importante para o jogo contra o Botafogo, dia 6 de junho, em Quito. O zagueiro haitiano Ricardo Adé recebeu o terceiro cartão amarelo nesta terça e terá de cumprir suspensão na próxima rodada.