Com a iminente contratação do lateral-direito português Wilson Manafá, o Botafogo vai chegar a dez estrangeiros no elenco da temporada 2024. Isso não impacta na Libertadores, já que não há limite para jogadores nascidos fora do país do clube, mas afeta no Campeonato Brasileiro e no Carioca.
Desde o ano passado, o Brasileirão passou a permitir que cada clube relacione por jogo até sete jogadores estrangeiros. Isso significa dizer que o técnico Tiago Nunes teria que deixar pelo menos três gringos fora a cada partida na Série A – claro, se não houver mudanças no elenco até lá. O mesmo vale para a Copa do Brasil.
Porém, no Campeonato Carioca, isso passa a ser um problema importante para o Botafogo. Segundo o Regulamento Geral de Competições da Ferj, cada clube pode relacionar no máximo apenas cinco estrangeiros por partida, como diz o texto abaixo:
📄 Art. 53 – Não haverá limite para a inscrição e o registro de atletas estrangeiros pelos clubes nas competições, mas em cada partida somente 5 poderão ser incluídos na relação de jogo, excepcionados os registrados como refugiados que se equiparam aos atletas nacionais.
Da lista de atletas estrangeiros, alguns foram pouquíssimos utilizados em 2023, como Mateo Ponte e Diego Hernández, ou nem sequer entraram em campo, casos de Jacob Montes e Valentín Adamo. Porém, três estrangeiros chegaram (ou chegarão) agora no início de ano com status de titular: Alexander Barboza, Manafá e Savarino.
📋 Os estrangeiros do elenco do Botafogo:
🇦🇴 Bastos
🇦🇷 Alexander Barboza
🇺🇸🇳🇮 Jacob Montes
🇵🇾 Gatito Fernández e Matías Segovia
🇵🇹🇬🇼 Wilson Manafá*
🇺🇾 Diego Hernández, Mateo Ponte e Valentín Adamo
🇻🇪 Savarino
*Ainda não anunciado