Em entrevista na Inglaterra, John Textor deixou claro que decidiu demitir Renato Paiva do Botafogo por ter ido contra o chamado “Botafogo Way”, irritado com a forma como time enfrentou o Palmeiras no Super Mundial. No programa “Troca de Passes”, do SporTV, Carlos Eduardo Mansur questionou a justificativa do empresário norte-americano, citando até mesmo uma contradição.
– A grande questão para mim dessa narrativa do Botafogo Way, de que um princípio que é do clube não foi executado, é: você está disposto a executar o Botafogo Way a qualquer custo? Você abre mão de resultado? Porque quando o Luís Castro estava ganhando em 2023, era um Botafogo que em muitos jogos defendia baixo, perto da área, com os zagueiros rebatendo a bola, batendo todos os recordes de rebatidas e proteção da área e contragolpeando. Ali não teve queixa sobre o Botafogo Way. É o resultado ou não é? – questionou Mansur.
– Você muda, faz alterações importantes de elenco, demora até o mês de abril para contratar seu treinador, ele chega ao Mundial com pouquíssimo tempo de trabalho para enfrentar times que estão prontos há muito mais tempo. Você aceita que ele assuma riscos altos, mesmo se o seu resultado for ruim, apenas em nome de executar o seu plano? Se isso está muito bem pactuado na conversa, perfeito. Se isso não está pactuado… As condições não estão postas para o Botafogo Way a qualquer custo – completou.
Na avaliação do comentarista, a escalação que Renato Paiva escolheu para enfrentar o Palmeiras não necessiariamente significa um time recuado em campo, como o que acabou se mostrando quando a bola rolou:
– Uma coisa é o adversário se impor a você e te colocar para trás, a outra é o seu plano ser defensivo. Aquela escalação que entrou em campo, por mais que seja a mesma escalação que executou um plano mais cauteloso diante de um adversário poderosíssimo [PSG], é uma escalação absolutamente capacitada para jogar com a bola. Com o Allan no time e mais dois volantes, jogou um jogo contra o Flamengo, parte importante dele, no Maracanã em que o Botafogo dominou o jogo.
Mansur apontou ainda as constantes mudanças no elenco como um obstáculo para qualquer treinador que assumir o clube. Nesta semana, o Botafogo anunciou a chegada de Davide Ancelotti, que pode estrear já neste sábado contra o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro.
– Continuo achando que um dos grandes obstáculos desse projeto do Botafogo no momento ainda é a instabilidade. A gente está saindo de um Mundial, vai entrar agora no Brasileiro, e aí é saída do Igor Jesus, Jair, surge a notícia do Gregore, mudança de treinador, jogadores que vieram para o Mundial, Correa, Montoro, Arthur Cabral, com pouquíssimos minutos ainda… O ano todo foi quase sempre uma sensação de que tinha algo recomeçando, é uma instabilidade frequente, muitas saídas, muitas chegadas, a cada vez que a janela se abre, ela na verdade não se abre, ela se escancara – pontuou.