O comentarista Carlos Eduardo Mansur previu um Botafogo x Peñarol nesta quarta-feira de ataque contra defesa, com os uruguaios atuando na retranca no Estádio Nilton Santos no primeiro jogo das semifinais da Libertadores. Para ele, o Glorioso é favorito no confronto, e a eficiência ofensiva e a paciência serão fundamentais para a equipe alvinegra conseguir construir vantagem.
– A única coisa que temos certeza é sobre qual vai ser o roteiro do jogo. Até o câmera já está preparado para ficar quase o tempo todo virado para o mesmo lado, só vai mudar no intervalo e ir para o outro. Será um jogo quase todo acontecendo na metade do campo. É uma semifinal que tem uma diferença técnica clara, diferença tática também importante, por mais que o Peñarol seja muito organizado para se defender. Eu me surpreenderia muito não ver o Botafogo passar ao fim dos 180 minutos – opinou Mansur.
– O fundamental é o Botafogo não fazer um jogo ansioso, achando que precisa construir dois, três gols de vantagem, ainda mais depois do que o Atlético-MG fez. Isso pode acontecer naturalmente, mas vencer o jogo precisa ser a primeira das preocupações, para depois tirar o Peñarol de sua zona de conforto, obrigá-lo a sair um pouco para jogar no seu campo e o Botafogo também tem qualidade para machucar o adversário atacando o espaço – completou, durante o “Troca de Passes”, do SporTV.
Segundo o “GE”, o técnico Artur Jorge pode promover a entrada de Cuiabano no lugar de Alex Telles na lateral-esquerda, para atacar mais por aquele lado contra uma defesa fechada. Mansur crê que a escolha do treinador alvinegro vai depender da forma como ele tentará furar a zaga uruguaia.
– Depende do que o Artur Jorge imagina. Se ele enxerga no Cuiabano um jogador de mais força e passagem, e esse espaço não se apresente tanto, ele pode preferir um jogador de mais construção, no caso do Alex Telles, contra uma defesa fechada. O Cuiabano me parece um jogador muito eficiente de ultrapassagem, de força. Vai depender de como o Artur Jorge vai tentar construir os ataques do Botafogo – analisou.