O lateral-esquerdo Marçal pegou a vaga de Juninho Capixaba, do Red Bull Bragantino, e agora o Botafogo tem sete jogadores na seleção do prêmio ESPN Bola de Prata do Campeonato Brasileiro. O capitão alvinegro participou dos dois gols do empate com o Santos em 2 a 2, no último domingo, na Vila Belmiro.
Além de Marçal, representam o Botafogo o goleiro Lucas Perri, oszagueiros Victor Cuesta e Adryelson, o volante Tchê Tchê, o meia Eduardo e o atacante Tiquinho Soares. Outra mudança na seleção foi a entrada de Renato Gaúcho, do Grêmio, no lugar de Dorival Júnior, do São Paulo.
Na história da premiação, apenas três times conseguiram fechar o Brasileirão com sete jogadores premiados: Flamengo (2019), Atlético-MG (2021) e Palmeiras (2022). O Glorioso ainda tem chance de quebrar esse recorde, com outros titulares que têm se destacado, como Di Placido e Marlon Freitas.
A seleção do Bola de Prata 2023 ao final da 16ª rodada ficou assim: Lucas Perri (Botafogo); Mayke (Palmeiras), Adryelson (Botafogo), Victor Cuesta (Botafogo) e Marçal (Botafogo); Villasanti (Grêmio), Tchê Tchê (Botafogo), Gerson (Flamengo) e Eduardo (Botafogo); Luis Suárez (Grêmio) e Tiquinho Soares (Botafogo) – Técnico: Renato Gaúcho (Grêmio).