O lateral-esquerdo Marçal foi suspenso por dois jogos pela 1ª Comissão Disciplinar do STJD pela expulsão na partida contra o Corinthians e, como já cumpriu um (de forma automática), vai desfalcar o Botafogo apenas contra o América-MG, na próxima quarta-feira (18/10), em Belo Horizonte, pela 27ª rodada do Brasileirão-2023. A decisão cabe recurso ao Glorioso.
Marçal, por outro lado, foi apenas punido com um jogo convertido em advertência pela frase “Isso aqui que é roubo, Abel!”, proferida após ter sido expulso em direção às câmeras de TV. Os auditores acolheram o pedido do advogado do Botafogo, André Alves, de desclassificar o artigo 243-F (ofensa à honra) para o 258 (conduta contrária à disciplina e à ética desportiva).
– É minimamente precário que um árbitro num link de uma notícia, com base em uma leitura labial sabe-se lá feita por quem, colocar em súmula que algo aconteceu. Com todas as vênias, entende a defesa do Botafogo que o árbitro na redação da súmula deve se ater ao que ele vê, ao que aconteceu no campo de jogo – pediu o advogado, que conseguiu convencer os auditores.
Marçal corria o risco de pegar uma pena maior por conta da frase, relatada na súmula pelo árbitro Paulo César Zanovelli da Silva baseado numa reportagem do “GE”. O lateral alvinegro foi alvo de uma notícia de infração no STJD por parte da Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (Abrafut), mas conseguiu se livrar de um gancho, sendo punido apenas pela expulsão.