Esquentou o tom do debate do programa “Posse de Bola“, do “UOL“, nesta segunda-feira (2/9). A ponto de o comentarista Mauro Cezar Pereira intervir para defender o Botafogo ao notar que o rumo da conversa estava muito favorável ao Palmeiras.
O jornalista destacou que o Botafogo é o atual protagonista da temporada 2024, enquanto o Palmeiras é um coadjuvante. Antes, Arnaldo Ribeiro colocou o clube paulista como “favoritaço” ao título do Brasileirão.
– O Palmeiras já conhecemos, os outros estamos conhecendo. A frente única do Palmeiras, nesse aspecto, para quem nunca lidou bem contra três frentes, caso do Abel Ferreira, é uma baita frente única, porque é um desafio de ganhar o tricampeonato inédito. Acho que tem favoritaço ao Campeonato Brasileiro – disse Arnaldo.
– Esse time do Palmeiras, com frescor, como diz o Abel… – acrescentou Juca Kfouri.
Foi então que Mauro Cezar Pereira se incomodou.
– Não sei por que se fala tanto do Palmeiras, terceiro colocado, eliminado de duas copas. O Botafogo é o líder, personagem central do futebol brasileiro. Eliminou o Palmeiras fora de casa, disputa o Campeonato Brasileiro na liderança, vai enfrentar o São Paulo que já está com um pé fora da Copa do Brasil e ontem perdeu no Brasileiro. O Botafogo em tese é o favorito também na Libertadores, mesmo jogando o segundo jogo fora de casa, pelo momento. E o Palmeiras é coadjuvante de novo tentando ser protagonista. Esse ano, pelo menos a priori, não parece que o Botafogo vai fazer as bobagens do ano passado, e tem personagem novo, que é o Fortaleza, que não dá para duvidar. É difícil manter o pique, porque tem a frente da Sul-Americana, mas de nove jogos venceu oito, só agora perdeu, para o líder, é um time consistente – destacou Mauro Cezar.
– Acho um raciocínio muito linear, isso que está em uma competição só, vai ganhar tudo. Depende, pode ser que sim, pode ser que não, existe desgaste. Não duvido do Palmeiras, só acho que é coadjuvante, o personagem é o Botafogo agora. Não tem muito o que falar do Palmeiras, vou falar do Botafogo, foi o que acabei de fazer – afirmou Mauro.
– Quem ganhou três jogos seguidos foi o Palmeiras – retrucou Arnaldo Ribeiro.
– Já perdeu cinco em nove nesse mesmo campeonato. Tem 13 rodadas ainda, o Botafogo também está vencendo jogos. Estou falando do líder. O Flamengo está fora, fazendo passeio patético no Brasileiro, só acho que o Botafogo merece mais ênfase que o Palmeiras. Estou questionando a pauta, para ser mais claro. Acho que a pauta está muito palmeirense e o líder é o Botafogo, pô. Não entendo porque se fala tanto em Palmeiras – reclamou Mauro.
A discussão seguiu acalorada por mais temporada.
– O Palmeiras é bicampeão brasileiro, por isso se fala tanto. Já mostrou em épocas a capacidade que tem de atropelar na reta final – alegou Juca Kfouri.
– A questão não é essa, Juca. Sabemos disso. A questão é não falar de Botafogo e Fortaleza para falar de Palmeiras – explicou Mauro.
– Estamos falando das dificuldades de calendário, de lesões, o Palmeiras agora tem calendário muito mais palatável, muito mais civilizado, que permite jogar só o Campeonato Brasileiro, que não tem armadilhas do mata-mata – comentou Juca.
– Bom é ser eliminado. Estão conseguindo me convencer que bom é ser eliminado, que o Botafogo tinha que ter perdido para o Palmeiras então – ironizou Mauro.
– Não é bom ser eliminado, mas que aumentaram as chances aumentaram – argumentou Arnaldo.
– Se o Palmeiras tivesse eliminado o Flamengo na Copa do Brasil e o Botafogo na outra competição, e o Botafogo com frente única, não sei se estaríamos falando que o Botafogo é favorito – ponderou Eduardo Tironi.
– Eu tenho certeza que não estaríamos falando do Botafogo desta maneira. Aí, falam que é porque o Palmeiras é bicampeão, foi bicampeão ano passado. Estamos em 2024. Nesse momento o Botafogo tem time melhor que ano passado, lidera o campeonato, eliminou o Palmeiras e vocês insistem em falar de Palmeiras. O Palmeiras é coadjuvante neste momento, o protagonista é o Botafogo – concluiu Mauro Cezar Pereira.