Apesar de alguns jornalistas já colocarem o Flamengo na briga pelo título mesmo estando 11 pontos atrás do Botafogo a 12 rodadas do fim do Campeonato Brasileiro-2023, o comentarista Mauro Naves, da ESPN, tem opinião diferente. Ele considerou normal o técnico Tite falar em “sonho” de conquistar o torneio , mas acredita que a distância é muito grande para ser tirada na reta final.
– Essa história de ele ter falado em agosto de 2022, antes da Copa do Mundo, que não ia treinar no Brasil, há quem diga quem ficou esperando chamada lá de fora, mas acho normal. Não pegou clube em janeiro nem na virada, agora já é quase trabalhar para 2024. Tite, o sonho existe, você não ia chegar no dia de apresentação e falar que nem quer jogar o Campeonato Brasileiro. Mas são 11 pontos, não acredito que o Flamengo chegue de jeito nenhum. Não é só a pontuação, o Botafogo tem cinco vitórias a mais. Tem na frente do Flamengo o Palmeiras, o Grêmio e o Red Bull Bragantino – avisou Mauro Naves.
– Acho que a obrigação mesmo do Flamengo é ficar entre os quatro primeiros. Para quem era apontado como favorito a ganhar vários títulos e não conseguiu nenhum, o mínimo que se espera é ficar entre os quatro e não depender de pré-Libertadores. Nesse sentido, acho que o Flamengo tem condição. Para o título, acho difícil alguém brigar com o Botafogo, principalmente depois dessa rodada que ajudou muito, poderia ter caído para quatro ou seis pontos a diferença. O Flamengo não tem mais confronto direto com o Botafogo, não adianta ficar secando o Botafogo, tem que fazer o trabalho dele – completou.
Líder com 55 pontos em 26 rodadas, o Botafogo tem até 97,7% de chances de conquistar o título brasileiro, de acordo com os matemáticos.