Contratado no ano passado pelo Botafogo como uma aposta de John Textor, Jacob Montes não vem atuando pelo Glorioso, mas virou centro das atenções na Nicarágua. O jogador nasceu nos Estados Unidos, seu pai é nicaraguense e por isso ele poderia atuar pela seleção do país centro-americano.
Montes estava na lista do técnico Marco Antonio Figueroa para os jogos da Nicarágua contra São Vicente e Granadinas e Trinidad e Tobago, neste mês de março, pelo Grupo B da Liga das Nações da Concacaf. No entanto, o jogador relatou um problema físico solicitou ficar fora da convocação.
Jacob Montes, por outro lado, deixou a promessa aos dirigentes da Federação Nicaraguense de Futebol de que estaria apto para a próxima convocação, em junho, quando a seleção vai disputar a Copa Ouro – ou a repescagem, dependendo do resultado do jogo contra Trinidad e Tobago, nesta segunda-feira.
Pelo Botafogo, Jacob Montes fez apenas três partidas no ano passado, pelo Campeonato Brasileiro, e também atuou no amistoso contra o Crystal Palace, em dezembro, em Londres. O meia de 24 anos tem contrato com o Glorioso até dezembro de 2024.
Confira a nota oficial divulgada pela Federação Nicaraguense na última semana:
“A Seleção Nacional de Futebol da Nicarágua informa que o jogador Jacob Montes, com quem foi mantido comunicação para fazer parte da convocação para a seleção principal, solicitou ser chamado no futuro por não se encontrar em boas condições físicas em virtude de uma lesão.
Montes explicou que, como consequência desse problema de saúde, desde o dia 3 de dezembro não tem podido jogador, por isso se encontra fora de ritmo de jogo e em recuperação.
As conversas com Jacob se iniciaram desde novembro do ano passado para convocá-lo para a preparação da seleção da Nicarágua em amistoso contra o Iran, no dia 10 de novembro, antes da Copa do Mundo do Catar. Nessa ocasião Jacob estava com uma lesão na clavícula e solicitou não ser convocado.
As negociações reiniciaram desde o dia 13 de março com o pai do jogador, César Montes, que atuou como seu representante e que mostrou total interesse para que Jacob fosse para a Nicarágua jogar pela seleção. No dia 14, às 18h, houve uma comunicação de Jacob com seu pai, e nesta última conversa o jogador manifestou grande interesse de participar da seleção, deixando a porta aberta para que nos próximos meses possa ser convocado, mas listou três motivos pessoais pelos quais, nesse momento, não pode fazê-lo.
Um desses motivos é a lesão da qual se recupera nesse momento e que não o deixou atuar nos últimos três meses, e a necessidade que há de se recuperar e trabalhar em busca de um lugar na equipe que atua no momento, o Botafogo.
Foi feito o convite para o jogador vir para a Nicarágua mesmo não estando em condições, com a finalidade de iniciar todos os processos administrativos, visto que ainda não tem um passaporte oficial, o que o impede no momento de representar a Nicarágua em futuros compromissos.
As conversas com o jogador se encerraram no dia 16 à tarde, quando o papai de Jacob, César Montes, expressou por escrito que o jogador está comprometido para que no futuro possa se integrar à seleção da Nicarágua, mas que no momento não pode fazê-lo. As conversas serão retomadas nos próximos meses.”