Flamengo e Botafogo fazem neste domingo o primeiro clássico carioca pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã. O jornalista Milton Neves, em seu blog no “UOL Esporte”, reforçou a importância de explicar que o Glorioso é maior que o rival desta tarde, apesar de todo o lobby de setores majoritários da mídia.
“Especialmente em dia de Flamengo x Botafogo, é preciso colocar todos os pingos nos Is e deixar claro de uma vez por todas os motivos pelos quais o Fogão é o maior do Rio. Algo que os arrogantes flamenguistas teimam em não aceitar“, inicia Neves.
“Entendam que a grandeza de um clube é medida por escalação de seus jogadores em Copas do Mundo ganhas pelo seu país. Assim, o Fogão nos deu 48,67% da Copa de 58, com Garrincha, Didi e Nilton Santos. 94,33% do Mundial de 1962, com Nilton Santos, Didi, Zagallo, principalmente, Garrincha e Amarildo. E 45,45% do tri no México, com Jairzinho (o Furacão da Copa), PC Caju e Roberto Miranda, e com a comissão técnica de Zagallo, Lídio Toledo e Admildo Chirol. E o Mengão? Não deu à seleção porcaria nenhuma! Só título meia-boca!“, completou.
Além do fator Seleção Brasileira, Milton Neves acrescenta que a série de títulos nacionais do Flamengo na década de 1980 iniciou com polêmicas de arbitragem.
“E o Flamengo só cresceu mesmo no apito, em 1980 e 1981, quando operou vergonhosamente o Galo no Brasileiro e na Libertadores, respectivamente. Não fosse por isso, não teria embalado naquela década e, consequentemente, não teria conquistado tanta torcida terceirizada pelo Brasil“, escreveu.
“Portanto, a torcida rubro-negra pode crescer 146% nos próximos 10 anos e o time da Gávea pode conquistar as próximas 20 Libertadores que, mesmo assim, só será maior que o Fogão se contribuir com o escrete canarinho em Copas conquistadas“, encerrou Milton Neves.