A mudança do Botafogo para SAF sob a gestão John Textor vem causando algumas mudanças de procedimento nas categorias de base. Segundo o jornalista Jorge Nicola, é isso que impediu o Glorioso de fechar a contratação de Tomate, goleiro do Andirá (AC).
De acordo com o jornalista, a alegação oficial das categorias de base do clube é que tais processos impedem a oficialização do negócio, que já está acertada há algumas semanas. Tomate chegou a vir para o Rio e assistiu a uma partida do Botafogo no Nilton Santos.
– Até agora o Tomate não pode atuar pelo sub-20. A alegação oficial do Botafogo é de que a SAF impede alguns acordos. Na prática, pelo menos na minha interpretação, é que o Tomate não foi bem avaliado pelo responsável pelas categorias de base. Aí é sacanagem com o menino, acho que o Botafogo deveria ter mais carinho – afirmou Nicola, em vídeo em seu canal no YouTube.
Tomate, de 18 anos, acabou viralizando na Copa São Paulo com a camisa do Andirá em jogo contra o Atlético-MG. Na ocasião, o goleiro vinha brilhando com grandes defesas, mas foi substituído antes de uma cobrança de pênalti contra o seu time e foi flagrado pelas câmeras chorando muito.