Ainda não inaugurado oficialmente, o Museu Botafogo, em General Severiano, foi incluído na Rota Turística de Futebol da América do Sul, lançada esta semana pela Presidência Pro Tempore brasileira à frente do Mercosul.
A iniciativa é uma articulação do Ministério do Turismo com o Ministério do Esporte, alinhada à marca “Visit South America”.
– Este é um legado que o Brasil deixa na presidência do Mercosul. Estamos usando a paixão que une nosso continente para criar um produto turístico integrado, poderoso e sustentável. A Rota vai fortalecer a marca ‘Visit South America’ e, consequentemente, atrair mais visitantes estrangeiros para o Brasil, gerando desenvolvimento e fortalecendo nossos laços culturais – diz o ministro do Turismo, Celso Sabino.
– O futebol conta a história do nosso povo. Está nas ruas, nos campos de várzea, nas escolas, nas comunidades. É uma paixão que atravessa gerações, que faz parte da vida de meninas e meninos, de homens e mulheres. A Rota dos Estádios de Futebol do Mercosul é uma forma de valorizar essa identidade, que compartilhamos com os nossos irmãos sul-americanos, e mostrar ao mundo a força que o futebol tem na nossa cultura – afirma o ministro do Esporte, André Fufuca.
O Museu Botafogo inicialmente tinha previsão de inauguração em dezembro de 2024, mas foi adiado para inclusão de referências aos títulos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro. Atualmente, não há uma previsão oficial de abertura.
A lista da primeira fase do projeto tem:
Brasil: Maracanã, Allianz Parque, Neo Química Arena, Arena BRB Mané Garrincha, Beira-Rio, Arena do Grêmio, Museu Pelé, Vila Belmiro, Arena Castelão, Estádio Mangueirão, Museu do Futebol, Museu do Flamengo e Museu do Botafogo
Argentina: La Bombonera, Más Monumental, Presidente Perón, Uno de La Plata e Gigante de Arroyito
Uruguai: Estádio Centenario de Montevideu
Paraguai: Museu Conmebol
Chile: Parque Estádio Nacional
Bolívia: Estádio Hernando Siles, Estádio Ramón Tahuichi Aguilera e Estádio Félix Caprile








