A demissão do técnico Marcelo Chamusca pelo Botafogo, oficializada nesta terça-feira, foi amplamente debatida no programa “Redação SporTV” desta quarta. Apesar de alguns questionamentos sobre a troca no comando, os jornalistas presentes chamaram a atenção para os atletas indicados pelo treinador, que permanecerão no elenco.
– O Botafogo confiou no Chamusca também para montar o elenco, tinha passagens recentes na Série B, conhecia os adversários e ajudaria a mapear o mercado. Agora sai o Chamusca, ficam os jogadores que ele trouxe para outro treinador administrar – lembrou o apresentador Marcelo Barreto.
Milton Leite lembrou da função que Paulo Autuori exerce no Athletico-PR para alertar sobre esse problema que o Botafogo pode encarar agora. Vale lembrar que o Alvinegro contratou uma empresa de scout – a Footure – para analisar o mercado de jogadores no mês de maio, três meses após a chegada de Chamusca.
– O que falta para a maioria do clubes é tirar um pouco desse poder do técnico. O técnico chega, ele é um Deus. Ele indica jogador, manda jogador embora, muda a comissão técnica… Precisa parar no Brasil com isso. Tem que ter alguém junto com ele, acima dele, como é o caso do Paulo Autuori no Athletico-PR, que dê a segunda palavra. Não é possível que os clubes coloquem na mão do técnico toda a responsabilidade. Agora você manda o Chamusca embora, e os caras que ele trouxe? – questionou Milton Leite.
Botafogo acertou na demissão de Chamusca?
Milton Leite considerou curiosa a decisão da diretoria alvinegra de demitir Marcelo Chamusca dois três dias depois do empate contra o Cruzeiro, no Estádio Nilton Santos.
– Acho curioso… Não sou contra demitir treinador, mas das duas uma: ou você errou quando contratou o cara, ou errou agora. É impossível, com 10 jogos, porque você está em 12º, se o Botafogo ganha esse jogo a menos estaria ali brigando mais próximo do G-4… Aí demite o técnico, vem um técnico novo, muda o jeito de treinar, tem que recomeçar tudo com o campeonato andando – afirmou Milton Leite.
– O aproveitamento do Chamusca no Botafogo, que envolve também o Carioca, é igual ao do Brusque, 11º colocado. O Botafogo precisa melhorar o aproveitamento. Tanto na Série A quanto na Série B, estamos nos aproximando do primeiro terço da competição. Já está rolando o momento de reavaliação do potencial de cada clube, e no Brasil isso implica em demitir treinador – lembrou Marcelo Barreto.