Narrador da Rádio Transamérica e apresentador do Charla Podcast, Bruno Cantarelli contou no programa “Redação SporTV” bastidores de conversas que teve com o departamento de scout do Botafogo. Ele destacou o setor e as soluções encontradas.
– Quem é muito rápido também, assim, vou exaltar de novo, para mim é o melhor trabalho de scout do Brasil, é o scout do Botafogo. É impressionante. E não é fácil. Eu estive em Los Angeles lá no jogo Botafogo x Atlético de Madrid, eu conversei com algumas pessoas do scout do Botafogo, que é um setor com muita gente trabalhando. Me falaram assim “John Textor colocou na cabeça que ninguém é insubstituível”. Então, ele colocou isso na cabeça. E essa responsabilidade é passada para quem, exatamente? Ele coloca isso na cabeça, ele manda fazer isso, e o scout que trabalha – revelou Bruno Cantarelli.
O jornalista destacou reforços contratados nesta temporada, como Álvaro Montoro e Kaio Pantaleão.
– Os caras trabalham e não é fácil. O cara que falou comigo falou assim, “você acha que é fácil fazer isso?” Eu não, eu tenho certeza que não, mas não é. Era até uma informação que o Gregore sairia, a venda do Gregore já era prevista antes da Copa do Mundo de Clubes. E o Botafogo, uma coisa, por exemplo, é você contratar o Danilo. Uma contratação que você vai fazer, mas você vai gastar um dinheiro grande para trazer um jogador que é meio que uma realidade. Outra coisa é você apostar em dois nomes, por exemplo, como um, muito jovem, que é o caso do Montoro. E você acertar em um jogador muito jovem é muito difícil e já dá resultado de cara. E uma outra contratação como a do Kaio Pantaleão. O zagueiro que o Botafogo vinha observando, até nessa conversa com o scout do Botafogo, desde que se montou o projeto lá com o Luís Castro. E o cara estava jogando o famoso Russão, né? O Campeonato Russo lá no Krasnodar, foi até campeão russo – disse Cantarelli.
– E o Botafogo traz esses jogadores como se fosse um passe de mágica. E os jogadores e já estão jogando aí, sendo importante. Impressionante o que joga o Pantaleão. Que descoberta fez o Botafogo, que zagueiro tem o Botafogo. E lembrando agora que acabou de vender o Jair, então talvez o Pantaleão seja até mais pronto que o Jair, que é zagueiro ainda da seleção sub-20 do Brasil. Que scout tem o Botafogo! É um setor, de fato, brilhante. Acho que a gente precisa entender um pouco mais os processos pra saber como que funciona. Porque você vende jogadores. Eu disse aqui, é algo que o Textor tem na cabeça, que ninguém é insubstituível. E para ninguém ser insubstituível e o time seguir vencendo, passa pelo trabalho no setor vital para o Botafogo, que é o setor do scout – complementou.