A excelente fase do Botafogo na temporada, sendo líder do Brasileiro e da Copa Sul-Americana, foi tema de um bom debate no programa “F90”, da ESPN. O apresentador e narrador Willian Tavares exaltou o ano do Glorioso, mas pediu cuidado com expectativas criadas em cima do time, que está num processo de construção iniciado com a SAF e com o técnico Luís Castro no ano passado.
– É resultado de um trabalho. O que está acontecendo com o Botafogo não é por acaso. Pode ser que passe o ano sem ganhar títulos… Semana que vem tem um jogo difícil contra o Athletico-PR, mas vencer por 1 a 0 e levar para os pênaltis é resultado normal. Se vencer por dois, também seria. Só cuidado com a expectativa que se cria para depois não acontecer… Vamos supor que termina o Brasileiro em sexto, vai para a Libertadores, chega ali nas quartas, semifinais da Sul-Americana, vai ter gente falando um monte… Pense bem, é um trabalho a longo prazo. Você vê trabalhos de longo prazo do Vojvoda, do Diniz, do Abel… Esse ano é mais um degrau, são mais alguns tijolinhos na construção do Botafogo. Mas nada impede o Botafogo ser campeão esse ano – afirmou Tavares.
– Esse ano o Botafogo ainda vai sofrer por questão de calendário, com um elenco menor e tal… Isso é uma coisa que vai ser desenvolvida agora para chegar melhor ano que vem. É o que temos de expectativa. Pode ser que sofra ainda com um calendário puxado, mas isso já está sendo visto para ter mais opções no ano que vem – completou.
O comentarista Zé Elias afirmou que o melhor para o Botafogo seria seguir fora dos holofotes.
– Se eu fosse torcedor do Botafogo, falaria para deixar os holofotes no Palmeiras, no Flamengo, e deixar a gente trabalhar aqui. Quando começa a chamar muito a atenção, começa a abrir os olhos do adversários, que começam a identificar os pontos fracos, etc. Esse Botafogo é consciente do que pode fazer, isso é fundamental para saber seus limites e até onde pode jogar, onde tem que respeitar o adversário para colocar a qualidade. Tem um técnico que sabe fazer essa administração do elenco. É um Botafogo que vai incomodar muita gente – disse Zé Elias.
Rodrigo Bueno, outro comentarista na mesa, fez uma ressalva e lembrou da notícia dada nesta semana pelo jornal britânico “Daily Mail” de que Luís Castro estaria na mira do Everton, da Inglaterra.
– O que é mais fácil? O Luís Castro sair para o Everton ou o Abel para o PSG? Luís Castro no Everton é perfeitamente possível, tem muitos portugueses que já trabalham há um tempo na Premier League. Se sai o Luís Castro agora… Perder o Luís Castro agora é um tremendo abalo nesse projeto – lembrou.