‘Oscilou demais’, ‘foi de 8 para 2’ e ‘futebol não perdoa’: Renato Gaúcho opina sobre perda do título do Botafogo

Renato Gaúcho, técnico do Grêmio
YouTube/Joga Com a Dez

Técnico do Grêmio, Renato Gaúcho comentou sobre os motivos de o Botafogo ter perdido o Campeonato Brasileiro de 2023. No podcastJoga Com a Dez“, o treinador analisou da sua forma a derrocada do Alvinegro, que foi líder na maior parte da competição e terminou em quinto.

É até difícil de falar, de opinar. Vou tentar expor a minha ideia. O Botafogo fez primeiro turno fora da casinha. O time era bom, sim, mas foi fora da casinha. Para qualquer time. Porque o futebol brasileiro é muito disputado, é muito difícil fazer o que fez. Sobre o segundo turno, todo time tem uma queda no campeonato, seja ele qual for. O Grêmio oscilou em alguns jogos, deixou de ser campeão por causa disso. O Botafogo oscilou um pouquinho, ficou aquele papo de tem gordura. Mas todos os clubes vão para o tudo ou nada, os fortes costumam chegar, como Palmeiras, Flamengo, Grêmio, Atlético-MG, os clubes que gostam de ganhar. O Botafogo estava naquela de gordura, que foi diminuindo. Oscilou mais do que deveria. Fez primeiro turno de campeão e segundo de rebaixado. É aquele negócio, de repente se acomodou por causa da gordura. Quando deixa esses clubes grandes chegarem em uma reta final como aconteceu… – frisou Renato.

É muito fácil jogar com 11, 13 pontos de vantagem e o torcedor sempre apoiando. Quando começou a apertar, o torcedor começou a cobrar. Uma coisa é jogar sabendo que se errar vai ser aplaudido, outra é que se errar vai chegar a cobrança. Na cabeça do torcedor e de todo mundo do futebol, era muito difícil perder o título. Oscilou demais, perdeu jogos importantes em casa, teve duas viradas para Palmeiras e Grêmio, cobrança muito grande, aí entra na mente dos jogadores. Ficou difícil. Perdeu o título esse ano quando ninguém acreditava, aí vem a história que tudo acontece com o Botafogo. Resumindo, fez primeiro turno fora da casinha e oscilou demais no segundo turno, foi de 8 para 2. Se mantém em 5, era campeão – acrescentou.

Renato Gaúcho considera que o Palmeiras foi campeão por méritos e relativizou as reclamações do Botafogo sobre arbitragem.

Foi uma pressão muito forte em cima do Botafogo, estava com as duas mãos na taça, perdeu, aí é porque choveu, por sol forte, porque faltou luz no estádio. O torcedor do Botafogo já se considerava campeão, até eu, aí começou a oscilar, o futebol não perdoa. É o que costumamos falar – completou.

Fonte: Redação FogãoNET e Podcast Joga Com a Dez

Comentários