O técnico Renato Paiva tem se revelado um excelente frasista, e na coletiva de imprensa antes de Palmeiras x Botafogo pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes mandou mais uma. Durante uma resposta no Lincoln Financial Field, palco do jogo , o treinador português fez uma oposição entre o “futebol da vida real” e o “futebol do Walt Disney” ao comentar a tática usada nos duelos contra PSG e Atlético de Madrid.
– Há o futebol da vida real e o futebol do Walt Disney. No futebol da vida real, tu tens que perceber quem és, contra quem jogas, e nem sempre podes jogar da mesma forma, porque às vezes não te é permitido, ou pela qualidade do adversário, ou pela postura tática do adversário. No futebol do Walt Disney, nós temos que jogar todos ao ataque, como se jogássemos sozinhos. Depois de ganharmos do PSG, na cabeça das pessoas nós tínhamos que ter trucidado o Atlético de Madrid. Até vou contar uma história que cruzei com um torcedor, ele dizia-me que devíamos ter jogado de outra forma, se jogássemos de outra forma contra o Atlético de Madrid teríamos ganho com certeza, porque fomos muito defensivos, e eu perguntei-lhe: “OK, é a sua opinião, eu respeito. Mas diga-me uma coisa, quantas vezes viu o Atlético de Madrid jogar esse ano?” E ele disse: “Nenhuma.” Portanto está explicado. Isto é um bocadinho o futebol do Walt Disney – falou Paiva.
Mas, para o jogo decisivo deste sábado (28/6), Paiva quer um Botafogo mais propositivo. Ele previu um jogo muito tático, mas não escondeu que quer ver o Glorioso buscando mais a posse de bola.
– O que eu quero amanhã é que a minha equipe seja mais inteira do que foi, que ataque mais, que tenha mais bola, se é que o Palmeiras vai deixar, e que quando tiver que defender, defenda ou na pressão ou em bloco médio, e quando tiver que ser baixo será, que seja completa, com bola. Se me perguntar qual é o upgrade para as últimas duas exibições, eu quero ter mais bola. O Palmeiras é uma equipe muito pressionante, com um corredor central muito agressivo, onde ganha muitas bolas e daí partem momentos de transição perigosíssimos. Quero é desafiar os meus jogadores a terem mais bola, que eu acho que é o que nos faltou um bocadinho, em especial no jogo com o Atlético de Madrid. Com o PSG foi 100% perfeito e mesmo que nós quiséssemos ia ser mais difícil, mas pela forma de jogar do Atlético nós não tivemos mais bola por questões técnicas, nós erramos muitos passes, erramos controle de bola, em momentos em que não deveríamos ter feito isso, depois penalizou-nos ganhar bola, perder bola – disse Paiva, encerrando:
– Se quiser chamar de futebol do Walt Disney, vamos tentar que o Botafogo amanhã tenha mais bola, ataque mais pelo menos, porque enquanto estivemos atacando, o Palmeiras não vai ter bola e não vai atacar.