Ganhou força neste sábado (2/2) uma versão de que o Palmeiras recebeu um documento oficial da Fifa na última sexta-feira reconhecendo a Copa Rio de 1951 como título mundial. Com a história crescendo na internet, começaram a surgir rankings, a maioria deles apontando que o Botafogo pode ser reconhecido como tricampeão mundial. Afinal, qual é a verdade?
O primeiro fato é que o Palmeiras não recebeu comunicado algum da Fifa na sexta. O clube já tinha o documento desde 2014 e não houve nenhuma novidade. Ocorreu foi um evento extraoficial alviverde reunindo peças históricas, o que fez a ata ser festejada.
E o Botafogo? O clube resolveu internamente em 2020 tratar o Torneio de Caracas como Mundial, pela relevância da competição (conquistada em 1967, 1968 e 1970) e pelos grandes adversários que enfrentou. Assim, passou a exaltar o tricampeonato mundial, sem ir à Fifa pedir reconhecimento, e confeccionou os troféus, que estão no Centro de Memória em General Severiano.
No entanto, também não há novidade sobre reconhecimento ou não por parte da Fifa, apenas a valorização interna no Botafogo de um torneio de nível mundial conquistado três vezes.