Campeão da Libertadores, o Botafogo estará no Grupo B do Super Mundial de Clubes da Fifa de 2025, nos Estados Unidos, junto a PSG, Atlético de Madrid e Seattle Sounders. E se o Glorioso passar de fase? O FogãoNET traz aqui os possíveis caminhos.
Antes de tudo, vale lembrar que o Botafogo precisa ficar entre os dois primeiros do grupo para avançar. O Glorioso estreia contra o Seattle Sounders, no Lumen Field, em Seattle, depois enfrentará o PSG e, por último, duelará com o Atlético de Madrid.
O Glorioso, que ficou no Pote 3 do sorteio, é o único de sua chave que é o atual campeão continental. O Seattle Sounders tem um título da Liga dos Campeões da Concacaf (2022), enquanto PSG e Atlético de Madrid nunca foram campeões da Uefa Champions League.
O caminho do Botafogo
Os possíveis adversário do Botafogo não mudam muito se o Glorioso terminar em primeiro ou em segundo lugar. Isso porque, nas oitavas de final, o Grupo A cruza com o Grupo B e, na sequência, os vencedores enfrentam algum clube dos Grupos C ou D.
As equipes que estão nos grupos E, F, G ou H apenas cruzariam o caminho do Botafogo em uma eventual semifinal. E o Glorioso só poderia enfrentar um clube do grupo a que pertence na final.
Em resumo… Se o Botafogo se classificar em primeiro, vai enfrentar nas oitavas o segundo do Grupo A, que tem Palmeiras, Porto, Al-Ahly e Inter Miami. Passando, o Glorioso encararia nas quartas o 1º colocado do Grupo D (Flamengo, Espérance, Chelsea ou León) ou o segundo do C (Bayern de Munique, Auckland City, Boca Juniors ou Benfica).
Caso se classifique em segundo no Grupo B, o Glorioso enfrenta o primeiro do Grupo A nas oitavas de final. E depois, nas quartas, o líder do Grupo C ou o segundo colocado do Grupo D.

Veja os grupos do Super Mundial de Clubes da Fifa:
GRUPO A: Palmeiras, Porto (POR), Al-Ahly (EGI) e Inter Miami (EUA)
GRUPO B: PSG (FRA), Atlético de Madrid (ESP), BOTAFOGO e Seattle Sounders (EUA)
GRUPO C: Bayern de Munique (ALE), Auckland City (NZL), Boca Juniors (ARG) e Benfica (POR)
GRUPO D: Flamengo, Espérance (TUN), Chelsea (ING) e León (MEX)
GRUPO E: River Plate (ARG), Urawa Red Diamonds (JPN), Monterrey (MEX) e Inter de Milão (ITA)
GRUPO F: Fluminense, Borussia Dortmund (ALE), Ulsan HD (KOR) e Mamelodi Sundows (AFS)
GRUPO G: Manchester City (ING), Wydad Casablanca (MAR), Al Ain (EAU) e Juventus (ITA)
GRUPO H: Real Madrid (ESP), Al-Hilal (SAU), Pachuca (MEX) e Red Bull Salzburg (AUT)