Comentarista do SporTV, Paulo Cesar Oliveira acredita que a arbitragem comandada por Wilton Pereira Sampaio se precipitou ao marcar saída de bola em lance que Savarino dominou sobre a linha e rolou para Júnior Santos, que ficaria na pequena área, sem goleiro, em Fortaleza 1 x 1 Botafogo, neste domingo (12/5), pelo Brasileirão-2024. Ele considerou que houve erro na Arena Castelão.
– Pelas imagens apresentadas na transmissão, Savarino disputa com goleiro, Wilton (Pereira Sampaio) acaba apitando, o assistente nem chegou ao mastro da bandeira. Analisando, essa bola não saiu, tem que sair completamente. Para esse tipo de situação, que tem possibilidade de gol, de onde ele está posicionado, não no mastro da bandeira, sem ângulo bom, é o caso de esperar. Dependendo do ângulo, dá impressão que a base pode ter saído um pouco. Pelo ângulo do fundo, diagonal, parece que realmente não saiu. A recomendação nesse caso é esperar, fazer delay e depois tomar a decisão – explicou PC Oliveira.
Entretanto, apesar de tudo, o comentarista de arbitragem acredita que um possível gol do Botafogo seria anulado caso o lance prosseguisse.
– O VAR só pode mudar se tiver imagem conclusiva. Tem câmera da linha do gol, que só aparece na transmissão quando tem avaliação do VAR. Usaria ângulo invertido, seria difícil observar, com as traves na frente, mas só mudaria com imagem conclusiva. Para mim, as duas imagens são inconclusivas. Muito provavelmente valeria a decisão de campo. Mas fica o recado: espera um pouco, faz o delay da bandeira, espera a jogada concluir e dá oportunidade de o VAR fazer a verificação – completou.