PC Oliveira discorda de anulação de gol do São Paulo sobre o Botafogo: ‘Regra falava em impedimento passivo, agora tem que estar envolvido no jogo ativo’

PC Oliveira, do SporTV
Reprodução/SporTV

Paulo Cesar Oliveira voltou a se posicionar contra o Botafogo em uma marcação da arbitragem. O comentarista do SporTV considera que houve erro na anulação de gol do São Paulo marcado por Ferraresi, mesmo havendo participação de Matheus Alves, em impedimento, na jogada.

– Repare que a bola é cabeceada, o jogador do São Paulo está em posição de impedimento, mas ele não toca na bola e o Ferraresi em posição legal vai lá e faz o gol. O jogador do São Paulo era o Matheus Alves. Em campo, o assistente marca o impedimento. Há uma divergência na cabine do VAR se essa ação do Matheus Alves tem uma interferência clara. A regra não fala mais do jogador tentar tocar a bola, é tentar tocar a bola e afetar claramente o movimento do adversário, afetar claramente, impactar claramente, impedir que o adversário possa jogar ou disputar a bola. E quando a gente analisa esse ângulo, principalmente com o ângulo de trás do gol também, para mim o movimento do Matheus Alves é saindo da bola. O Jair está numa distância relativamente ali do Matheus Alves e na minha interpretação o Matheus Alves não interfere na ação do Jair. O Jair vai para a disputa normalmente, o John também está preparado para a defesa e eu não vejo essa ação do Matheus Alves saindo da bola com impacto, afetando a possibilidade do Jair disputar a bola. Pelo contrário, o Jair continua, vai para a marcação, ele não toca na bola – alegou PC Oliveira.

– Se essa bola tivesse resvalado nele, seria impedimento. O impedimento não pode ser marcado só pela posição. Inclusive a regra fala, antigamente falava em impedimento passivo, ele tentou tocar a bola, agora a regra fala que ele tem que estar envolvido no jogo ativo. A regra fala que o jogador vai ser punido se ele tentar tocar a bola e afetar claramente a ação do adversário – prosseguiu.

O árbitro e o assistente marcaram impedimento imediatamente e, mesmo chamados pelo VAR para revisão, mantiveram sua opinião, ao observarem que Matheus Alves atrapalhou a defesa alvinegra. Botafogo e São Paulo empataram em 2 a 2 pelo Campeonato Brasileiro.

Fonte: Redação FogãoNET e SporTV

Comentários