O pisão de Marcelo em Matheus Martins poderia ter rendido expulsão ainda no primeiro tempo de Fluminense 0 x 1 Botafogo, neste sábado (21/9), no Maracanã. O árbitro Wilton Pereira Sampaio mandou seguir o lance. Na visão do comentarista de arbitragem Paulo Cesar Oliveira, ele teve razão.
– Tem a primeira ação do Matheus Martins, chegando e tocando na bola, depois tem ação do Marcelo. No primeiro momento, tenho uma reação, mas temos que julgar por todos os ângulos para avaliar a ação do jogador. Avaliando, Marcelo tem essa ação com o pé direito na coxa do Matheus Martins, mas está olhando a bola, para cima, não vejo conduta agressiva ou violenta, passível de cartão vermelho, inclusive é o próprio gesto do Wilton. Concordo com a decisão. Vejo o Marcelo olhando para cima, quando apoia o pé, Matheus Martins já está ali. Para mim, não é conduta violenta de agressão passível de expulsão – avaliou PC Oliveira, no “Troca de Passes“, do “SporTV“.
No entanto, os debatedores do programa não concordaram com ele. Caso, por exemplo, do apresentador Felipe Diniz.
– Eu tenho dúvida, porque ele não pisa no gramado como se fosse jogar. A impressão é que sentiu, sabe que jogador está ali e desloca com força que não é natural. Não é força normal para correr. Sentiu Matheus Martins ali, tive impressão de movimento deliberado para pisar, inclusive com força a mais – apontou Felipe Diniz.
– Acho que quando é ação para agressão, você analisa questão de força, não vejo como violento. Ele pisa, até sente o Matheus Martins, chega a tirar o peso, a força, percebe na hora. Vai apoiar, Matheus Martins já está ali. Concordo com a decisão. Se for divulgado áudio do VAR, podemos ter noção melhor da avaliação – disse PC Oliveira.
Pedro Moreno e Alex Meschini foram outros a ficar com dúvidas sobre o lance.
– Tem mais um elemento. Fiquei bem na dúvida. Na última imagem, na hora que pisa, ele está olhando para cima. Mas antes ele olha para baixo, sabe onde o Matheus Martins está. Dá para ver que abre o compasso – analisou Pedro Moreno.
– Lógico que estamos vendo na câmera lenta. Depois da entrada do Matheus Martins, limpa, na bola, tem muito a questão do reflexo do Marcelo – ponderou PC.
– Acho que era evitável. Não podemos falar de intenção ou má intenção. Estou desequilibrado, vou pisar, consigo saber. Era evitável esse pisão – afirmou Alex Meschini.
– É um lance muito na questão do debate. Só não vejo conduta deliberada agressiva em direção ao adversário. Tem ação sim, mas está pisando onde o Matheus Martins está posicionado. Respeito sim, é um lance bem no limite. Não vejo como conduta violenta para expulsão. É bem no limite, respeito – concluiu PC.