O comentarista de arbitragem do SporTV, Paulo Cesar Oliveira, considerou que o pênalti marcado para o São Paulo contra o Botafogo, cometido por Bastos em cima de Ferreirinha, foi bem assinalado pelo árbitro Felipe Fernandes de Lima (MG), na partida realizada nesta quarta-feira (24/7), no Morumbis, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro-2024.
PC comparou a infração com um lance que ocorreu no jogo Atlético-MG 2×0 Vasco no último fim de semana, em que Otávio, do Galo, acerta uma cotovelada em Praxedes, do time cruz-maltino, e o árbitro Raphael Claus (Fifa/SP) nada marca – o VAR Rodolpho Toski Marques (VAR-Fifa/PR) também não recomendou revisão.
– Estamos falando muito da questão do uso do braço. No final de semana teve um lance muito debatido, do Otávio com Praxedes, que teve até um impacto mais forte, mas a diferença é que o Otávio estava jogando a bola, subiu para cabecear, já estava posicionado para cabecear, o Praxedes veio e teve o contato. O árbitro Raphael Claus não marcou o pênalti e a decisão foi confirmada – analisou PC no “Troca de Passes“, prosseguindo:
– A diferença é que nesse lance o Bastos vai para a disputa, numa disputa que estava perdendo, a bola já tinha passado, e essa ação dele é no rosto do Ferreira. Se ele estivesse com a posse de bola, dominado, e fizesse uma movimentação de proteção, seria diferente. Mas, nesse caso, ele perdeu a disputa e acertou o rosto, é uma ação para tentar impedir o avanço do adversário com braço no rosto. Portanto, pênalti bem marcado.
PC Oliveira também concordou com o pênalti marcado a favor do Botafogo, quando Welington, do São Paulo, bloqueia um cabeceio de Tiquinho Soares com o braço levantado.
– Tem o cabeceio do Tiquinho e a ação do Welington é uma ação de bloqueio, ele não está disputando a bola, já estava um pouco distante. O Felipe Fernandes talvez já deveria ter marcado a infração no campo, o Welington está com o braço ampliando o espaço do corpo. O VAR Daniel Nobre Bins corretamente recomendou a revisão, e o pênalti foi bem marcado também – analisou.
Veja o vídeo do lance:
Pênalti para o São Paulo!
— Paulo Caravina #soudoapito (@soudoapito) July 24, 2024
Da para escolher o motivo, obstrução, por segurar ou por atingir o rosto. O defensor do Botafogo foi muito mal nesse bote.
Acertou o árbitro ✅ pic.twitter.com/AcpCRnQtAv