PC Oliveira faz comparação com lance de Atlético-MG x Vasco e vê pênalti bem marcado para o São Paulo contra o Botafogo: ‘Bastos perdeu a disputa’

Pênalti de Bastos em São Paulo x Botafogo | Campeonato Brasileiro 2024
Reprodução/Premiere

O comentarista de arbitragem do SporTV, Paulo Cesar Oliveira, considerou que o pênalti marcado para o São Paulo contra o Botafogo, cometido por Bastos em cima de Ferreirinha, foi bem assinalado pelo árbitro Felipe Fernandes de Lima (MG), na partida realizada nesta quarta-feira (24/7), no Morumbis, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro-2024.

PC comparou a infração com um lance que ocorreu no jogo Atlético-MG 2×0 Vasco no último fim de semana, em que Otávio, do Galo, acerta uma cotovelada em Praxedes, do time cruz-maltino, e o árbitro Raphael Claus (Fifa/SP) nada marca – o VAR Rodolpho Toski Marques (VAR-Fifa/PR) também não recomendou revisão.

Estamos falando muito da questão do uso do braço. No final de semana teve um lance muito debatido, do Otávio com Praxedes, que teve até um impacto mais forte, mas a diferença é que o Otávio estava jogando a bola, subiu para cabecear, já estava posicionado para cabecear, o Praxedes veio e teve o contato. O árbitro Raphael Claus não marcou o pênalti e a decisão foi confirmada – analisou PC no “Troca de Passes“, prosseguindo:

A diferença é que nesse lance o Bastos vai para a disputa, numa disputa que estava perdendo, a bola já tinha passado, e essa ação dele é no rosto do Ferreira. Se ele estivesse com a posse de bola, dominado, e fizesse uma movimentação de proteção, seria diferente. Mas, nesse caso, ele perdeu a disputa e acertou o rosto, é uma ação para tentar impedir o avanço do adversário com braço no rosto. Portanto, pênalti bem marcado.

PC Oliveira também concordou com o pênalti marcado a favor do Botafogo, quando Welington, do São Paulo, bloqueia um cabeceio de Tiquinho Soares com o braço levantado.

Tem o cabeceio do Tiquinho e a ação do Welington é uma ação de bloqueio, ele não está disputando a bola, já estava um pouco distante. O Felipe Fernandes talvez já deveria ter marcado a infração no campo, o Welington está com o braço ampliando o espaço do corpo. O VAR Daniel Nobre Bins corretamente recomendou a revisão, e o pênalti foi bem marcado também – analisou.

Veja o vídeo do lance:

Fonte: Redação FogãoNET e SporTV

Comentários