O comentarista de arbitragem Paulo Cesar Oliveira afirmou que houve um pênalti não marcado para o Internacional no jogo contra o Botafogo no último sábado (20/7), pelo Brasileirão-2024, em que Alexander Barboza atinge o joelho de Lucca.
O atacante do Internacional já tinha finalizado por cima do gol e volta para o seu campo sem esboçar qualquer tipo de reclamação. O árbitro Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP), acertadamente – menos para PC Oliveira -, nada marcou no lance no Estádio Nilton Santos.
– É um lance interessante para avaliarmos em relação ao que causou e à consequência do impacto. O Lucca chega primeiro, toca na bola, e aí tem uma ação atrasada do Barboza, que de maneira imprudente acerta o joelho do Lucca. De acordo com a regra do jogo, isso é pênalti, porque ele é imprudente e acerta só atinge o adversário – disse PC durante o programa “Seleção SporTV” desta segunda-feira (22/7).
Segundo PC, o fato de Lucca não ter caído no chão após o impacto acabou contribuindo para que o árbitro não marcasse a infração – e o VAR Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG) também não recomendasse a revisão.
– No campo de jogo o Flavio talvez não tenha percebido esse contato. O VAR ratifica a decisão de campo levando muito em consideração a trajetória da bola, o fato do Lucca ter continuado correndo. É uma decisão muito mais voltada pela consequência do jogador não ter caído do que pela ação. Se você vai julgar simplesmente a ação, como diz a regra do jogo, é uma ação imprudente do Barboza – analisou PC, encerrando:
– É lógico que o jogador não precisa cair para ser considerado falta. Tem que considerar a ação do defensor.
antes do barbosa ENCOSTAR no cara, ele toma uma solada. No lance, o jogador do inter fica em pé e nem reclama de falta, enqt o barboza vai ao chao com dores pela solada. Para de ser idiota, ta feio pic.twitter.com/NYPQ6hkAL8
— Joana ☆彡 (@joana_lopes18) July 21, 2024