Pelo menos metade dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro-2023 se mostram favoráveis ao aumento de cinco para sete estrangeiros relacionados por partida, segundo mostra reportagem do “GE” desta quinta-feira (9/2).
O tema vai para discussão do Conselho Técnico, provavelmente já na próxima semana, e a tendência é que haja aprovação.
O movimento pelo aumento do limite de estrangeiros é encabeçado por São Paulo (que hoje conta com 8 gringos), Athletico-PR (7), Corinthians (6), Grêmio (6), Flamengo (4) e Santos (6).
A reportagem do “GE” consultou clubes das principais divisões do futebol brasileiro e disse que a maioria se mostrou favorável à ideia, citando exemplos de América-MG, Goiás, Internacional e Fortaleza. O Botafogo não foi citado no texto, não sendo possível assim saber se é favorável ou contra.
Prós e contras
A CBF vai abordar na reunião os dois lados da moeda. Contra a ideia está o fato de que pode haver impacto nas categorias de base, com menos espaço para atletas brasileiros. A favor está o fato de o Brasil hoje ter a liga mais competitiva do continente e também movimentos feitos por outros países da América Latina, como México (que aceita nove estrangeiros) e Equador (oito).