Uma garotada revelada em Niterói vem jogando um bolão com a camisa do Botafogo e até mesmo com a canarinho. A fonte de talentos — já há até quem atue como profissional — é a Trops FC, escolinha em Pendotiba ligada ao clube alvinegro. Entre as estrelas estão Matheus Nascimento, de 18 anos; Kauê Leonardo, de 17; e Bernardo Valim, de 16. Os três têm passagens pelas seleções brasileiras de base.
E, em abril, em parceria com a Trops, o Botafogo vai participar pela sétima vez do Go Cup, um dos principais torneios mundiais de futebol infantil, em Goiás. Niterói será representada por 36 crianças, todas da escolinha, nas categorias Sub-11, Sub-12 e Sub-13. Na mesma época, Bernardo Valim, morador de Itacoatiara e que foi para outras edições da Go Cup, estará vestindo a camisa da seleção brasileira Sub-16 na França.
Já Matheus Nascimento está neste momento com a seleção Sub-20 na Granja Comary e é destaque do time principal do Botafogo, como atacante.
— O Matheus é o principal jogador do time do Botafogo, acabou de fazer 18 e já foi sondado pelo Real Madrid, pelo Benfica e por um time da Inglaterra — conta Moacyr Fassbender, coordenador da Trops.
Kauê Leonardo mora na Grota, foi convocado pela seleção e chama a atenção no Sub-17 do Botafogo. Outros meninos que fazem bonito em campo são Lucas Ramos, de 18 anos e no Sub-20 do Botafogo, e Lucas Vargas, atacante do Sub-17 e sondado para vestir a camisa verde e amarela. Este último, de Icaraí, começou aos 9 anos nos gramados. Desde então, foi a várias competições, algumas internacionais.
— Durante uma competição mundial em Barcelona, fui observado pelo Glorioso e convidado a fazer parte desse clube gigante, do qual tenho muito orgulho — conta.