Depois de perder o primeiro jogo por 1 a 0 no Nilton Santos, o Botafogo derrotou a Portuguesa por 2 a 0 neste sábado, no Luso-Brasileiro, e conseguiu a classificação para as semifinais do Campeonato Carioca Sub-20. O próximo rival sairá do confronto entre Vasco e Resende – no primeiro jogo, o Cruz-Maltino venceu por 3 a 0.
Precisando de gols, o Botafogo foi todo ataque no primeiro tempo. E conseguiu abrir o placar logo aos 10 minutos: Ryan cruzou, João Guilherme testou para o meio, Sapata conseguiu tocar para trás e Bernardo Valim encheu o pé e acertou um bonito chute, fazendo 1 a 0.
O placar que o Botafogo precisava poderia ter saído ainda no primeiro tempo. Aos 23 minutos, Ryan tentou o cruzamento e a bola pegou no travessão. Seis minutos depois, João Guilherme fez boa jogada pela esquerda, rolou para trás e Kauê chutou rasteiro, mas o goleiro Rhenan Ribeiro salvou com os pés.
A pressão alvinegra continuou na segunda etapa. Aos seis minutos, Sapata jogou na área, o goleiro rebateu, João Guilherme (bom jogador!) pegou o rebote e Rhenan Ribeiro salvou. O gol da classificação saiu depois. Aos 15 minutos, Bernardo Valim foi calçado dentro da área por Kauã. Kauê cobrou o pênalti e fez 2 a 0.
Nos 15 minutos finais, a Portuguesa aumentou a pressão, já que precisava de apenas um gol. Primeiro, Mábio teve a chance após receber lançamento, mas Heitor saiu bem no abafa. Depois, Kevin jogou na área, Pedro Henrique desviou e Heitor fez uma grande defesa, evitando a eliminação alvinegra.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 0 X 2 BOTAFOGO
Estádio: Luso-Brasileiro
Data-Hora: 17/6/2023 – 10h
Árbitro: Igor Lourenço Abade dos Santos (RJ)
Assistentes: Marcelo Araújo Óssimo (RJ) e Luan Martins Fonseca (RJ)
Cartões amarelos: Alisson Silva e João Miguel (POR); Serafim, Sapata, Gregory e Antônio Villa (BOT)
Cartões vermelhos: –
Gols: Bernardo Valim 10’/1ºT (0-1) e Kauê 17’/2ºT (0-2)
PORTUGUESA: Rhenan Ribeiro; Kevin, Patrick, Rafael Arruda e Alisson Silva; Kauã, João Miguel e Pedro Henrique; Hugo (Mábio 14’/2ºT), Alison Fiorini (Kayki Renan 30’/2ºT) e Thiago Cariús – Técnico: Wagner Andrade.
BOTAFOGO: Heitor; Ryan (João Lucas 39’/2ºT), Kawan, Serafim e Gregory; Felipe Vieira, Kauê (Peloggia 39’/2ºT) e Bernardo Valim (Rhuan Lucas 25’/2ºT); Sapata, Kauan Maranhão (Jhonnatha 25’/2ºT) e João Guilherme (Antônio Villa 25’/2ºT) – Técnico: Thiago de Camillis.