O Botafogo ainda gera uma certa dose de confiança por parte da grande mídia, mesmo com cinco pontos de vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro. Mas essa situação está ajudando o clube na briga para ser campeão, na visão do jornalista Ubiratan Leal, da ESPN. O comentarista sustentou sua tese no fato de o Glorioso entrar em campo mais leve, sem pressão, sem deixar de exaltar as qualidades do time.
– Um fator que é importante para ajudar o Botafogo nessa caminhada tem sido o fato de pouca gente vê-lo como favorito. Toda rodada parece que “ah, o Botafogo daqui a pouco vai perder, não aguenta o ritmo, o elenco não é tão parrudo e o Palmeiras ou o Flamengo vão ultrapassá-lo”. Isso tem sido benéfico ao Botafogo, porque não fica aquele holofote todo sobre o clube. O jogador não entra em campo com aquela obrigação de não perder pontos porque está brigando pelo título, o Botafogo entra leve em campo e isso ajuda bastante – opinou Leal, continuando:
– Essa não obrigação que o time se dá de ser campeão, talvez lá pela 25ª rodada, 30ª rodada o cenário mude, mas assim o Botafogo joga um pouco leve e consegue solucionar problemas sem tanta pressão em cima. O Botafogo tem jogadores que podem fazer diferença num cenário desse, como Lucas Perri e Tiquinho Soares. Se continuar jogando por mais um tempo sem essa pressão toda, pode continuar colhendo pontos no caminho mesmo tendo uma derrota ou outra.
Nesse ponto, Ubiratan Leal viu similaridades entre o Botafogo de 2023 e o Corinthians campeão brasileiro de 2017 sob o comando de Fabio Carille.
– A campanha do Botafogo está lembrando um pouco o Corinthians de 2017 que foi campeão, que foi o último time que teve uma campanha melhor que a do Botafogo nas 11 primeiras rodadas. Era um time que ninguém via como candidato a campeão, foi pontuando, ganhando, fez um primeiro turno espetacular e quando viram o time já estava lutando pelo título. O Botafogo tem que ir nessa toada, não precisa pensar se está brigando pelo título ou não. Apenas briguem, porque lá no fim vão ver se estará brigando mesmo.
Por fim, Leal citou que os rivais mais badalados do Botafogo na luta pelo título estão tendo problemas.
– Na teoria, Palmeiras, Flamengo e até um pouco o Atlético-MG têm mais ferramentas para ser campeão do que o Botafogo, são times formados há mais tempo, o Atlético-MG nem tanto. O normal é um desses times em algum momento assumir a liderança, mas não significa que vá acontecer. Da mesma forma que são competitivos, o Atlético-MG tem suas oscilações, acabou de trocar de técnico, o Palmeiras é um time que não tem brilhado esse ano, não é mais o time irresitível do ano passado, e o Flamengo tem oscilado para burro, fez um jogo terrível contra o Red Bull Bragantino – lembrou.