O prazo de inscrições de jogadores para a primeira rodada do Campeonato Carioca expirou na última quarta-feira (7/1), e o Botafogo segue proibido de registrar atletas devido ao transfer ban imposto pela Fifa.
Pelo regulamento da Ferj, os clubes deveriam inscrever jogadores até o dia 7, depois que o Estadual teve seu início antecipado – o Carioca começa já no próximo domingo (11/1), com Flamengo x Portuguesa, jogo válido pela 5ª rodada que precisou ser remanejado devido à Supercopa do Brasil.
Os clubes tinham até esta quarta-feira para pelo menos protocolarem os novos registros na Ferj, podendo resolver pendências na documentação até o último dia que anteceder a primeira partida de cada time.
Situação do Botafogo
O Botafogo já contratou os zagueiros Ythallo (Toronto FC) e Riquelme (Sport) e o atacante Lucas Villalba (Nacional-URU), mas nenhum deles apareceu no BIRA (Boletim Informativo de Registro de Atletas) da Ferj até esta quarta-feira, dada a proibição imposta pela Fifa.
Assim, é muito provável que nenhum deles possa participar da estreia, contra a Portuguesa, na próxima quinta-feira (15/1), no Luso-Brasileiro. De qualquer forma, o planejamento era utilizar garotos da base nas rodadas iniciais do Estadual.
Para a segunda rodada, contra o Sampaio Corrêa, dia 18 de janeiro, eventuais novos jogadores devem aparecer no BIRA da Ferj até dia 15, com pendências sendo resolvidas até o dia 16. O primeiro clássico do Botafogo está marcado para 1º de fevereiro, contra o Fluminense.