Martín Anselmi está em sua primeira semana de trabalho, e um dos profissionais que ele trouxe para o Botafogo foi o preparador físico uruguaio Diego Bottaioli Sacco, de 35 anos. Ele acompanha o treinador argentino desde 2022, trabalhando em Independiente del Valle, Cruz Azul e Porto.
Bottaioli iniciou a carreira nas categorias de base do Peñarol e passou também pelo Cumbayá (EQU), antes de integrar a comissão de Anselmi no Del Valle. Em entrevista à Botafogo TV, o novo preparador físico falou sobre sua metodologia de trabalho e a expectativa de trabalhar pela primeira vez no Brasil.
– Compartilhamos os mesmos valores de trabalho, uma ideia sobre o esporte, sobre o futebol, de exigência máxima. Quando surgiu a possibilidade de vir para o Botafogo, nunca havia trabalhado no Brasil , mas enfrentamos muitas equipes do futebol brasileiro com o Independiente do Valle. Sabemos da qualidade dos jogadores, entendemos a magnitude do clube. Sabemos o clube em que chegamos, o Botafogo é um clube grande, com muita torcida – disse Bottaioli.
– Encontramos um grupo de jogadores muito nobres, com muita qualidade e em consonância com o que estamos pedindo, que é uma equipe que não para, que se esforça, que repete – completou, elogiando o grupo alvinegro.
Na entrevista, o preparador físico também adiantou que já está fazendo o planejamento para que o Botafogo encare os 4 mil metros de altitude de Potosí, no duelo contra o Nacional Potosí pela segunda fase preliminar da Libertadores, dia 18 de fevereiro.
– Entendemos que vamos competir em contextos hostis no curto prazo. Todo mundo sabe que o mais importante é o primeiro jogo, mas também estamos, pouco a pouco, analisando e planejando o que vem em fevereiro, que vai ser também determinante para poder classificar para onde todos queremos, que é novamente jogar uma Libertadores – afirmou Bottaioli.