Clubes do futebol brasileiro – dentre eles o Botafogo – estão se organizando para fundar um “novo” Campeonato Brasileiro de Aspirantes, que não foi realizado pela CBF neste ano. É a Liga Brasil de Aspirantes, gerido por uma empresa privada.
O blog “Panorama ESportivo” e o site “Goal.com” trouxeram detalhes desta empreitada. Uma empresa privada convidou os clubes das Séries A e B e também aqueles que possuem certificado de Clube Formador da CBF, e já há 17 interessados.
Botafogo, Vasco, Chapecoense, Fluminense, Cuiabá, Juventude, Coritiba, Ponte Preta, Sport, Retrô (PE), Azuriz (PR) e Ibrachina (SP) já assinaram a carta convite. Goiás, Criciúma, Bahia, Fortaleza e Ceará sinalizaram de forma positiva à participação, enquanto Atlético-MG, Novorizontino e Red Bull Bragantino ainda negociam.
A primeira reunião do conselho técnico está marcada para o dia 24 de abril, em São Paulo. O novo campeonato já tem o aval da CBF para acontecer. A fórmula de disputa vai depender do número de clubes – de acordo com o “Goal”, são necessários pelo menos 20 participantes.