Botafogo citado. Durante a realização do 80º Congresso da Conmebol, nesta quinta-feira (10/4), o presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA), Claudio Tapia, mencionou a “ajuda” do Glorioso ao Lyon ao elogiar a gestão do presidente da entidade, Alejandro Domínguez.
– A gestão de Alejandro Domínguez colocou a América do Sul em primeiro plano no mundo. A ponto de subsidiarmos a Europa em jogadores e clubes, como aconteceu com o Botafogo. Eles se gabavam de nós e agora a realidade é outra – disse Tapia, entre risos, em declarações reproduzidas pelo portal “Doble Amarilla”.
– Com o compromisso de seguir refundando o futebol sul-americano, apoiamos e pensamos o mesmo: há que se continuar com essa gestão – completou “Chiqui” Tapia, referindo-se ao apoio de todas as confederações à candidatura à reeleição de Domínguez para o ano que vem.
A declaração de Tapia sobre o Botafogo se deu porque o Lyon, clube de John Textor, indicou valores do Glorioso (como a premiação pelo título da Libertadores e a venda de Luiz Henrique) como garantias para que o clube fique em situação regular na França.
Textor, como se sabe, trabalha com uma espécie de “caixa único” para todos os clubes da Eagle Football. Até o momento, o Lyon segue proibido de contratar jogadores pela DNCG (órgão regulador) e está previamente rebaixado para a segunda divisão francesa.