O presidente da CBF, se reuniu nesta terça-feira (9/1) na sede da entidade com presidentes e representantes dos 40 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. O Botafogo foi representado pelo diretor jurídico da SAF, André Alves, já que a cúpula do futebol viajou para Itu para a pré-temporada de 2024.
Alguns dos presidentes presentes ao encontro foram Mário Bittencourt (Fluminense), Marcelo Teixeira (Santos), Rodolfo Landim (Flamengo), Augusto Melo (Corinthians), Fábio Mota (Vitória) e Adson Batista (Atlético-GO).
A reunião ocorre no dia seguinte à visita do diretor jurídico da Fifa, Emílio García, à sede da entidade para avaliar a situação política da CBF, depois do presidente Ednaldo Rodrigues ter sido destituído pela Justiça e, posteriormente, reconduzido ao cargo por decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF.
Segundo o texto divulgado pela CBF, o encontro desta terça serviu também para “debate sobre os próximos desafios do futebol brasileiro” e “apoio à gestão de Ednaldo Rodrigues”. Diretores da entidade e presidentes de federações estaduais também compareceram.
– Foi uma reunião altamente positiva, com participação maciça dos clubes das Séries A e B. Falamos do futuro do futebol brasileiro, das melhorias das competições ouvindo mais os clubes, com todos participando mais ativamente de todos os detalhes. Ouvimos todos de forma independente para que possamos já nas reuniões dos Conselhos Técnicos de cada competição levar todas as sugestões passadas e acatá-las dentro de uma realidade possível, desde que amparada pelas leis – disse Ednaldo.
– A nossa pretensão é construir um futebol brasileiro cada vez mais forte e com a participação direta dos clubes. Aproveito para agradecer a solidariedade de todos os clubes, que já apoiavam nosso trabalho, pois foram eles que nos elegeram, construindo a pavimentação para um futebol mais amplo, um futebol pelo qual todos possamos agir de forma livre e independente – completou.