Presidente da Abrafut, Marcelo Van Gasse deu entrevista no programa “Seleção SporTV” para comentar o momento da arbitragem brasileiro. Ele defendeu Raphael Claus e Daiane Caroline Muniz dos Santos, que vão ser convidados a depor na CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas, e cutucou a ANAF.
– Criamos a associação de árbitros no ano passado, somos todos árbitros em atividade. Estamos com todo quadro, somos cerca de 500 associados. O quadro inteiro da Fifa, da CBF que faz Série A, B e C estão com a nossa associação. Quando vejo outra associação falando que o Campeonato Brasileiro vai ser paralisado, em momento algum vai acontecer. Nossa força no campo de jogo é trabalhar. Saímos de casa para isso. Quando vejo no Senado falarem de paralisação, dos nossos árbitros, do Raphael Claus e da Daiane, fico chateado e vejo com espanto – lamentou Van Gasse.
– Como associação, fui no Ministério Público ano passado, em uma audiência pública do Ministério de Goiás. São dois anos investigando, não apareceu nenhum árbitro. Acho esquisito o Senado jogar o nome do Raphael Claus, um cara superfamília, que representou o Brasil na última Copa, e a Daiane Muniz que está pré-convocada para as Olimpíadas. Temos que pensar quando fazemos insinuação que temos produto futebol que todo nós vivemos. Quando você põe o campeonato em dúvida é ruim para todo mundo, ainda mais não tendo provas. Estamos conjecturando situações, isso é muito ruim. Criamos a associação em busca do respeito que o árbitro tem que ter. Quando se chega no Senado e se põe à prova, é ruim para todos. Claus e Daiane são árbitros de alto nível, mundialmente reconhecidos. Vi uma situação do árbitro Glauber (Amaral Cunha), ele nunca foi do quadro nacional ou da nossa associação, não posso falar sobre ele. A Daiane é uma das melhores VARs do mundo, respeitada, procurando trabalhar no mais alto nível possível. Estamos dispostos a dar respeito aos árbitros, que é o que eles merecem – frisou.
O presidente da Abrafut comentou como a arbitragem brasileira pode melhorar.
– A CBF está fazendo grande investimento na arbitragem. Estou fazendo 25 anos de arbitragem, passei desde o sub-15 até Copa do Mundo. Há o investimento com treinamento, pré-temporada, devolutivas em relação ao jogo. Procuramos melhorar, mas não podemos esquecer que o árbitro sozinho não consegue controlar o campo de jogo se jogadores e comissão técnica não tiverem bom comportamento. O entorno tem que ajudar. Na Europa só me preocupo com o campo, aqui tenho que me preocupar com tudo. Olha a pressão que o Claus vai ter com o jogo domingo. Precisamos ter respeito com o árbitro. Nossa associação vai buscar o tempo inteiro, acho muito justo. Não é fácil ser árbitro na América do Sul, temos que controlar muita coisa, a imprensa tem que entender. Estamos dispostos sempre à melhoria do futebol, que está vinculada à melhoria da arbitragem. Que a gente tenha um futebol melhor para que meu filho tenha prazer de assistir ao futebol brasileiro – salientou.
Marcelo Van Gasse ainda comentou sobre o fato de Raphael Claus e Daiane Muniz atuarem juntos em 11 jogos no Campeonato Brasileiro, enquanto outras duplas se repetiram no máximo três vezes.
– Não posso falar pela Comissão da Arbitragem, mas posso falar pelo meu entendimento de jogo e experiência. Claus faz os principais jogos, é reconhecido como um dos principais árbitros, e Daiane Muniz é reconhecida como uma melhores VARs do mundo. Por isso trabalham junto, estão nos maiores jogos, com mais audiência. Não vejo problema nisso. Pela minha experiência, é natural – completou.