Presidente da CPI reclama de John Textor por ‘mudar de ideia’ e pedir sigilo total das provas entregues: ‘Única coisa que me deixou chateado’

Presidente da CPI reclama de John Textor por ‘mudar de ideia’ e pedir sigilo total das provas entregues: ‘Única coisa que me deixou chateado’
Roque de Sá/Agência Senado

Presidente da CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas, Jorge Kajuru (PSB-GO) reclamou de John Textor depois que o dono da SAF do Botafogo pediu sigilo total sobre as provas de manipulação que foram entregues aos senadores. Segundo ele, o empresário norte-americano havia permitido a publicidade de parte das provas, mas acabou mudando de ideia.

– Ele já teve uma punição de 45 dias por ainda não ter levado ao STJD as provas prometidas [NOTA DA REDAÇÃO: Na verdade, essa punição foi por conta das declarações feitas após o jogo contra o Palmeiras, em 2023]. Eu não entendo, porque para mim ele mandou. Eu, como presidente da CPI, recebi tudo. A única coisa que estou chateado com ele é que na videoconferência comigo ele disse que parte das provas eu poderia dar publicidade. De repente, ele me manda tudo e me pede sigilo de tudo – disse Kajuru.

– Não gostei dessa atitude e reclamei com seus advogados, que prometeram até amanhã uma nova posição. Para mim, tudo é palavra, tenho gravado o que ele falou. Vamos esperar para ver o que ele tem realmente de bala na agulha, porque, se ele não apresentar nada, não haverá nenhuma dúvida mais: ele queria fazer uma confusão no futebol brasileiro, tem manipulação, isso não há dúvida, mas não do jeito que ele denunciou, esbravejou, e aí ele vai ser banido do futebol brasileiro – completou o senador, durante seu programa na Rádio BandNews Goiânia nesta terça.

Kajuru ainda fez dois questionamentos a John Textor, que foi o primeiro a depor na CPI. De acordo com o senador, alguns lances no jogo Palmeiras 5×0 São Paulo, pelo Brasileiro de 2023, de fato levantam suspeitas.

– John Textor veio para o Brasil só para fazer bagunça e voltar porque está vendo que é uma fria dirigir o Botafogo e aqui não vai ganhar a grana que ele esperava? Essa é a primeira dúvida. Ele tem realmente todas as provas ditas, declaradas, especialmente contra times do tamanho de um Palmeiras, de um São Paulo? É outro ponto de interrogação – disse Kajuru.

– Sobre esse ponto de interrogação, eu vi, eu e mais cinco senadores. Naquele Palmeiras 5×0 São Paulo… O Textor acusou que o Palmeiras comprou arbitragens para ser campeão brasileiro, esse é um ponto da denúncia dele. Outro ponto: dos cinco gols, houve jogador do São Paulo, ele fala em cinco jogadores que se venderam, que receberam propina da bilionária presidente do Palmeiras, Leila Pereira. Tem razão? Dois lances, dos cinco, eu, Romário e os demais senadores ficamos em dúvida. Um pela forma como o lance aconteceu dentro da área, o zagueiro do São Paulo se afastou e dá trânsito livre: “Entra e faça o gol”. O outro partiu de um erro da arbitragem que também um jogador do São Paulo, que estava na frente da zaga, com toda a chance de parar a jogada, poderia fazer a falta, não seria pênalti. Vamos mostrar na CPI para todo o Brasil e todos vão poder julgar e, principalmente, a Justiça – prometeu.

Fonte: Redação FogãoNET e Rádio BandNews Goiânia

Comentários