A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pediu o arquivamento da notícia de infração enviada pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) sobre o suposto uso de “slogan identificado como adaptado da ofensiva nazista alemã contra o comunismo” pela organizada “Loucos Pelo Botafogo“. A informação é do jornalista Wellington Campos.
Em publicação numa rede social, a organizada escreveu “Antes morto que vermelho” para convocar botafoguenses para o clássico contra o Flamengo no Estádio Nilton Santos, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. No futebol brasileiro, a frase é utilizada por torcedores do Grêmio por conta da rivalidade com o Internacional.
A ABI queria denúncia e punição ao Botafogo, dizendo que a mensagem teria desrespeitado o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), podendo gerar multa de até R$ 100 mil. A Procuradoria do STJD, no entanto, disse que o fato se deu em rede social, e não no estádio – portanto, não havendo margem para julgamento pela justiça desportiva.