Procuradoria do STJD pede arquivamento de notícia de infração sobre uso de ‘slogan nazista’ por organizada do Botafogo

Procuradoria do STJD pede arquivamento de notícia de infração sobre uso de ‘slogan nazista’ por organizada do Botafogo
Vítor Silva/Botafogo

A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pediu o arquivamento da notícia de infração enviada pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) sobre o suposto uso de “slogan identificado como adaptado da ofensiva nazista alemã contra o comunismo” pela organizada “Loucos Pelo Botafogo“. A informação é do jornalista Wellington Campos.

Em publicação numa rede social, a organizada escreveu “Antes morto que vermelho” para convocar botafoguenses para o clássico contra o Flamengo no Estádio Nilton Santos, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. No futebol brasileiro, a frase é utilizada por torcedores do Grêmio por conta da rivalidade com o Internacional.

A ABI queria denúncia e punição ao Botafogo, dizendo que a mensagem teria desrespeitado o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), podendo gerar multa de até R$ 100 mil. A Procuradoria do STJD, no entanto, disse que o fato se deu em rede social, e não no estádio – portanto, não havendo margem para julgamento pela justiça desportiva.

Comentários