Programa considera ‘histórico recente’ como ponto favorável ao Palmeiras: ‘Se Botafogo vencer domingo, aí podemos começar a falar em título’

Programa considera ‘histórico recente’ como ponto favorável ao Palmeiras: ‘Se Botafogo vencer domingo, aí podemos começar a falar em título’
Vitor Silva/Botafogo

Até onde o líder Botafogo pode chegar no Campeonato Brasileiro-2023? O time ainda é visto com certa desconfiança, mesmo após 11 rodadas e cinco pontos de vantagem para o vice-líder Palmeiras. O programa “SporTV News” debateu o assunto nesta sexta-feira (23/6).

Pega o histórico recente do Botafogo, antes de virar SAF, com problemas esportivos e financeiros, quase eliminação na Copa do Brasil, Campeonato Carioca ruim, possibilidade de crise e possível saída de Luís Castro, se juntar tudo isso, faz ter esse tipo de avaliação. Mas não podemos negar que o Botafogo compete, tem qualidade técnica individual, talentos que se destacam até quando time não vai bem, time muito coletivo, faz diferença dentro de campo. Não tenho dúvida que vai disputar o título – afirmou o jornalista Luiz Teixeira.

Para o comentarista André Loffredo, o Botafogo ainda tem que se provar. Uma chance é o duelo com o Palmeiras, domingo (25), no Allianz Parque.

O principal é o histórico recente. Se o Palmeiras abre cinco pontos em relação ao segundo colocado, há anos se coloca nesse tipo de situação e dificilmente perde a competição, se o Flamengo faz isso, tem histórico de conquistas recentes, ainda que os técnicos desse ano estejam tentando destruir, se posiciona. O Botafogo tem jogadores com histórico diferente. Não dá certeza que pode bater o martelo de que vai disputar o título. Quer aumentar a expectativa pouco a pouco. Nesse momento diria que vai brigar pelo alto da tabela, dificilmente vai deixar de se colocar entre os seis primeiros, o que leva para a Libertadores, acima da expectativa de antes do campeonato. Me parece estabilizado nessa posição de briga por uma vaga direta na Libertadores. Acho ainda que existe um candidato ao título mais consistente pelo histórico recente, que é o Palmeiras. Mas o confronto direto pode levar o Botafogo a oito pontos de diferença, dá um binóculo para o segundo colocado. O crescimento que vai ter, a força, aí já podemos começar a conversar em título – apontou Loffredo.

Isso mexe também com o planejamento dos adversários. Caso vença o Palmeiras, que está invicto há 31 jogos em casa, o Palmeiras passa a priorizar outras competições. Vai lutar pelo título até o fim, mas o Botafogo tem vantagem da confiança, gordura e de treinador que conhece bem o grupo, como Abel Ferreira também. Essa questão de citar controle da ansiedade é essencial para um time que, por mais que não tenha os talentos individuais mais destacados, é um dos mais consistentes e organizados. Isso faz toda diferença no futebol brasileiro – finalizou Luiz Teixeira.

Fonte: Redação FogãoNET e SporTV

Comentários