Programa dá notas a atuações de brasileiros no Mundial com 9 para Botafogo e Flamengo por vitórias sobre PSG e Chelsea

Notas Brasileiros - Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras
Reprodução/SporTV

O “Redação SporTV” fez um exercício de dar notas a Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras pelos jogos no Super Mundial de Clubes. Com todos os brasileiros classificados, o programa avaliou as atuações.

As maiores notas foram para Botafogo e Flamengo, nas vitórias sobre PSG e Chelsea, que foram igualadas pelo programa. Os comentaristas Carlos Eduardo Éboli e Bruno Cantarelli não concordaram tanto.

Eu trocaria a nota do Botafogo. Todo mundo dizia o seguinte: se perder de pouco é um ótimo negócio para o Botafogo. Para mim, é nota 10. Dez porque o Botafogo jogou de uma maneira que feria, inclusive, a sua melhor característica. Mas, vem cá, ele teve uma proposta e executou essa proposta com uma precisão incrível – defendeu Éboli.

Se esse mesmo Botafogo pega o Real Madrid, vamos que no chaveamento aí, ganha do Real Madrid, botando na roda. Aí, que nota é? 11? Não tem – argumentou o apresentador Marcelo Barreto.

Dez também – disse Éboli.

É, mas não é algo impossível? Então… Eu acho, por exemplo, o Botafogo colocar o PSG na roda é impossível. Por outra hora, ele ganhar do PSG antes da competição era impossível também. Ele fez, né? Eu acho que é a primeira vitória de um clube brasileiro contra o campeão europeu. Para mim, é nota 10 – afirmou Cantarelli.

Mas, vem cá, 10? Dez já é nota perfeita – indagou Marcelo Barreto.

Então, mas o que você considera perfeito? A atuação do Botafogo foi perfeita? Perfeita. O que era possível fazer? Porque há diversas maneiras de você ganhar no futebol. Aí, o que você acha bonito eu posso não achar. O que eu acho você pode não achar. Se defender bem é uma estratégia. Quando você faz com perfeição, é de uma beleza incrível também. Você não dar espaço para o adversário, não deixar ele jogar e ser um time organizado, saindo para o jogo, e ser eficiente quando você sai para o jogo – resumiu Éboli.

É que, assim, numa prova de múltipla escolha, é simples dar nota 10. Acertou todas as questões, levou. Quando a prova é discursiva, a nota 10 fica… Prova de interpretação de texto, da redação do vestibular. Estou lidando com tudo isso que o meu filho faz vestibular esse ano. O que é a nota 10 na redação? É uma coisa que tem que saltar os olhos. Falando assim, parece que a vitória do Botafogo não saltou os olhos. Não é isso. Ela tem que juntar tudo. Tudo de positivo. Por isso que eu fui um dos que defenderam aqui. Olha só, nota 10 não serve nem para Botafogo nem para Flamengo contra Chelsea. O Flamengo jogou muito bem, mas contra um adversário que não é da primeira prateleira. Ou talvez seja do fim da primeira prateleira. O Botafogo fez tudo o que era possível contra o PSG? Tudo. Acredito que sim. Se fosse uma prova de múltipla escolha, levaria nota 10. Mas, assim, a gente tem que preservar o 10 para algo que ainda pode acontecer. Se o Botafogo bota o Real Madrid na roda, essa é a nota 10. Se o Flamengo dá um show no Bayern de Munique, é a nota 10 – complementou Marcelo Barreto.

Curiosamente, os jornalistas da redação ainda consideraram que a vitória do Botafogo sobre o Seattle Sounders mereceu nota 6, mesma nota do empate do Flamengo com o eliminados Los Angeles FC.

Fonte: Redação FogãoNET e SporTV

Comentários