Com Marlon Freitas poupado, Newton e Danilo formaram a dupla de volantes na goleada do Botafogo para cima do Red Bull Bragantino na rodada passada do Campeonato Brasileiro. No programa “Panela”, do “SporTV”, os recém-contratados pelo Grupo Globo Jorge Iggor e Bruno Formiga debateram sobre a possibilidade do capitão do time ser barrado em prol de mais liberdade para Danilo atuar.
Jorge Iggor acredita que o técnico Davide Ancelotti terá que tomar uma “decisão difícil” de barrar Marlon.
– Acho que o jogo de sábado pode ter iniciado um caminho na cabeça do Ancelottinho para ter o melhor Danilo em campo. Porque Danilo e Marlon, por característica, um meio que anulava o outro, o Botafogo perdia a pegada e você não tinha o melhor do Danilo na saída de bola, como esse volante quase armador. Jogou no sábado o Newton, e aí o Danilo teve mais liberdade, se entendeu com o Jeffinho pelo lado esquerdo, distribuiu bola, deu passe curto, passe longo, fez gol de fora da área – iniciou Iggor.
– A discussão não é se o Newton é mais jogador que o Marlon Freitas, porque eu acho que não tem discussão. Marlon é um baita jogador, tem qualidade de passe, lançamento espetacular. Mas, talvez em termos de encaixe, para você ter o melhor do Danilo, talvez o Ancelottinho vai ter que tomar essa decisão, e uma decisão dura, porque você não está barrando só um cara que é mais técnico do que o reserva, mas o cara que foi capitão há pouco tempo, há nove meses, do maior título da história do clube. É difícil – completou.
O comentarista Bruno Formiga disse entender o ponto de vista, mas acha complicado colocar Marlon Freitas na reserva, citando a importância do capitão do time também dentro de campo para o estilo de jogo considerado o “Botafogo Way”.
– Eu entendo a questão, mas é muito difícil. Tem o Botafogo Way, que o Textor gosta, de um time de transição, velocidade. Com o Ancelotti é até um time mais paciente, mas o Marlon foi peça muito fundamental nesse Botafogo, ele ligava o time muito rápido, tem o passe longo, ele limpa muito o campo, gosto muito do Marlon Freitas. É difícil essa decisão, de você abrir mão de um cara em prol de quem acabou de chegar. Claramente [o Danilo] é mais jogador, não estou discutindo. O Danilo chega para ser o melhor da posição no país. Mas o preço a pagar é você perder sua referência? É difícil – ponderou Formiga.
– O campo grita, né? Se você testa algo novo, funciona, vamos fazer de novo para ver se funciona de novo. É o campo que está te mostrando. Talvez seja esse o caminho, mas nunca é fácil – argumentou Jorge Iggor.